4 de abril de 2010

O Senhor é nosso piloto tenha confiança total nEle!!!



O Senhor é nosso piloto tenha confiança total nEle

Sempre que se sentir inseguro e em situação de perigo, lembre-se: "O nosso Pai é o piloto"

Certo dia no aeroporto um passageiro observou um menino sozinho, na sala de espera do aeroporto, aguardando seu vôo. Quando o embarque começou, ele foi colocado na frente da fila para entrar e encontrar seu assento antes dos adultos. Quando ele entrou no avião, viu que o menino estava sentado ao lado de sua poltrona. O menino foi cortês e puxou conversa com ele e, em seguida, começou a passar tempo colorindo um livro. Ele não demonstrava ansiedade ou preocupação com o vôo enquanto as preparações para a decolagem estavam sendo feitas. Durante o vôo, o avião entrou numa tempestade muito forte, o que fez com que a aeronave balançasse como uma pena ao vento.

A turbulência e as sacudidas bruscas assustaram alguns dos passageiros, mas o menino parecia encarar tudo com a maior naturalidade. Uma das passageiras, sentada do outro lado do corredor, ficou preocupada com aquilo tudo e perguntou ao menino:

- Você não está com medo?
- Não senhora, não tenho medo - ele respondeu, levantando os olhos rapidamente de seu livro de colorir.
E disse com um sorriso:
- Meu pai é o piloto.

Existem situações durante nossa vida, que nos lembram um avião passando por uma forte tempestade. Por mais que tentemos, não conseguimos nos sentir seguros, em terra firme. Temos a sensação de que estamos pendurados no ar, sem nada a nos sustentar, a nos segurar, em que nos apoiarmos e que nos sirva de socorro.

Então, sempre que se sentir inseguro e em situação de perigo, lembre-se: "O NOSSO PAI É O PILOTO". Apesar das circunstâncias, por piores que elas pareçam, lembre-se que nossa vida está nas mãos do Deus, que criou o céu e a terra. Ele está no controle de tudo, por isso não há o que temer. "MEU PAI É O PILOTO, NÃO TEMEREI MAL ALGUM!"


Páscoa - Morte e ressurreição de Cristo



Páscoa - Morte e ressurreição de Cristo


Não existe e nunca haverá uma história que interesse tanto a humanidade quanto os relatos de um Homem que era membro de uma comunidade judaica e que sua existência terrena não passou de 33 anos dos quais só os três últimos anos se tornaram públicos. 

Este homem foi a maior revelação de Deus para a humanidade e o seu nome é Jesus, que deriva da forma grega do vocábulo Jeshua ou José, que significa “Jeová é Salvador”. 

O ensinamento de Jesus sobre o perdão proporcionou a ira dos legalistas, a posição de perdoar pecados e ressuscitar os mortos incitou os religiosos. A sua vida se baseava em dois mandamentos dos quais foram passados para nós: Amar a Deus sobre todas as coisas e amar o próximo como a ti mesmo. 

Até hoje os céticos e adeptos as seitas oponentes do cristianismo não aceitam a pessoa de Jesus como ela deve ser reconhecida, a sua passagem pela terra se tornou assunto de vários debates e matérias explosivas da mídia escrita e televisiva em diversos momentos da história mundial, o livro Código da Vinci vendeu milhões de dólares tentando manchar a reputação do cristianismo, debates tentando dividir o Jesus da fé e o Jesus da história foram visto pelos milhões de telespectadores do mundo, mas o que incomoda os seguidores das diversas seitas é a sua morte, porque ela é o pré-requisito necessário para a sua ressurreição, fato que comprova a divindade de Cristo. 

Jesus é o único líder que não possui um túmulo, pois ele não se preocupou com este detalhe porque iria passar só um final de semana ali, Não existe a frase “Aqui jazz” aonde ele foi colocado, mas está escrito “Ele não está mais aqui, Ele Ressuscitou”, porque os aguilhões da morte não puderam segura-lo, porém, ainda existem pessoas que se opõem à morte e a sua ressurreição. Por mais que o inferno se levante contra a igreja do nosso Senhor Jesus, as portas do inferno não vão prevalecer contra ela, porque a igreja não está fundamentada em homens, mas em alguém que venceu a morte e isto é uma promessa divina. 
Então, como posso refutar as diversas teorias contrarias a sua morte e ressurreição ? Será que temos evidências que garantem a certeza da nossa fé?Pois já dizia o Apostolo Paulo que se pregamos a ressurreição dos mortos e não acreditamos nela, a nossa fé é vã. 


A MORTE DE CRISTO FOI RELATADA POR DIVERSOS AUTORES CRISTÃOS E NÃO CRISTÃOS


Não foram só os autores dos Evangelhos que relataram sobre a morte de Cristo, diversos autores cristãos e não cristãos deram o seu depoimento em crônicas ou documentos deixados na historia.Talo, um historiador samaritano do século I, segundo Júlio Africano , registrou a escuridão que veio sobre a terra na hora da crucificação dando a entender que ela teria sido um eclipse ( Bruce,p 113), o escritor Grego Luciano, século II, escreve sobre Cristo como um homem que foi crucificado na Palestina porque começou uma nova seita no mundo, a carta de Mara Bar-Seraption, 73 d.C. , que está no museu Britânico fala sobre a morte de Cristo usando uma indagação : “ Que vantagem tiveram os Judeus em executar seu Rei Sábio?”. 

Temos a referência de um escritor romano que escreveu sobre a morte de Cristo e comprovou a ressurreição em uma de suas crônicas : “ Jesus quando vivo, não se defendeu de nenhuma das acusações que recebeu, mas ressuscitou dos mortos, e exibiu marcas do seu castigo, e mostrou como as suas mãos foram furadas pelos cravos. ( Flegon, Crônicas, citado por Orígenes, 4:455). Ele também relata sobre a escuridão e terremotos na hora da morte de Cristo e relata que foi na época de Tibério César. 

Policarpo, um dos discípulos de João, deixou registrado a morte de Jesus , Inácio amigo de Policarpo registrou a seguinte frase: “ E ele realmente sofreu e morreu, e ressuscitou.”,após isto,ele escreve que se tal fato fosse uma mentira os apóstolos que sofreram por sua fé, teriam morrido em vão. Justino Mártir em dialogo com Trifão, disse que os judeus acreditavam que Jesus era um enganador Galileu, a quem foi crucificado. Estes testemunhos deixados em documentos históricos por cristãos e não cristãos são evidências que corroboram para dar veracidade na morte e ressurreição de Cristo. 


AS PROFECIAS MESSIÂNCIAS 


Nenhum líder religioso possui tantas evidencias que comprovam a sua história como Jesus, pois as declarações dos profetas do Antigo Testamento produziram a expectativa da chegada do messias.
Como o messias seria conhecido pelo cumprimento das profecias (Isaias48v.3-5) e elas foram cumpridas na vida de Jesus, não existe nenhuma duvida de que elas também corroboram para comprovar a morte e ressurreição de Cristo. 

O historiador Lucas escreveu as palavras que o Apóstolo Pedro disse na porta do Templo chamada Formosa, que Deus cumpriu o que tinha anunciado pelos profetas, que Cristo havia de padecer (Atos 3 v. 18) Após tudo que estava profetizado se cumpriu, Jesus entregou o espírito a Deus e deu o seu testemunho que estava tudo consumado. ( João 19 v.28-30). 

Atos 3v.18 - Mas Deus assim cumpriu o que já dantes pela boca de todos os seus profetas havia anunciado; que o Cristo havia de padecer.

Atos 13v.29 - 
29 E, havendo eles cumprido todas as coisas que dele estavam escritas, tirando-o do madeiro,

João 19 –28- 30 - Depois, sabendo Jesus que já todas as coisas estavam terminadas, para que a Escritura se cumprisse, disse: Tenho sede. Estava, pois, ali um vaso cheio de vinagre. E encheram de vinagre uma esponja, e, pondo-a num hissope, lha chegaram à boca. E, quando Jesus tomou o vinagre, disse: Está consumado. E, inclinando a cabeça, entregou o espírito.


PROFECIAS MESSIÂNICAS SOBRE A MORTE E RESSURREIÇÃO DE CRISTO 


Poderíamos citar diversas profecias messiânicas que dão detalhes minuciosos de Jesus desde o seu nascimento, sua carreira ministerial, porém o assunto que nos interessa é a sua morte e ressurreição, então estaremos dando mais atenção a elas.Durante o período do Antigo Testamento, os profetas trouxeram informações sobre a sua traição, sepultamento, julgamento, detalhes do sacrifício da cruz e todas foram cumpridas a risca, bem diferente das profecias subjetivas e indecisas de Nostradamus. 

Vamos ver algumas delas: 


A TRAIÇÃO POR UM AMIGO


Salmos 41v.9 - Até o meu próprio amigo íntimo, em quem eu tanto confiava, que comia do meu pão, levantou contra mim o seu calcanhar.

Cumprimento

João 13v.21- 26 Tendo Jesus dito isto, turbou-se em espírito, e afirmou, dizendo: Na verdade, na verdade vos digo que um de vós me há de trair. Então os discípulos olhavam uns para os outros, duvidando de quem ele falava. Ora, um de seus discípulos, aquele a quem Jesus amava, estava reclinado no seio de Jesus. Então Simão Pedro fez sinal a este, para que perguntasse quem era aquele de quem ele falava. 
E, inclinando-se ele sobre o peito de Jesus, disse-lhe: Senhor, quem é? Jesus respondeu: É aquele a quem eu der o bocado molhado. E, molhando o bocado, o deu a Judas Iscariotes, filho de Simão.

O FEL PROFETIZADO 

O fel foi profetizado pelo salmista (Sl 69v. 21), além do fel,o texto traz referências do seu sofrimento - os seus pés transpassados e a forma de como as suas vestes iriam ser repartidas. 

Salmos 69 v.21- Deram-me fel por mantimento, e na minha sede me deram a beber vinagre. 

Cumprimento 

Mateus 27v.34 - Deram-lhe a beber vinagre misturado com fel; mas ele, provando-o, não quis beber.
Mateus 27V. 48.- “E logo um deles, correndo, tomou uma esponja, e embebeu-a em vinagre, e, pondo-a numa cana, dava-lhe de beber”. 


TRANSPASSADO E AS SUAS VESTES REPARTIDAS 


Salmos 69 v. 14-18 - Como água me derramei, e todos os meus ossos se desconjuntaram; o meu coração é como cera, derreteu-se no meio das minhas entranhas. A minha força se secou como um caco, e a língua se me pega ao paladar; e me puseste no pó da morte. Pois me rodearam cães; o ajuntamento de malfeitores me cercou, traspassaram-me as mãos e os pés. Poderia contar todos os meus ossos; eles vêem e me contemplam. Repartem entre si as minhas vestes, e lançam sortes sobre a minha roupa.

ZACARIAS 12V. 10 - Mas sobre a casa de Davi, e sobre os habitantes de Jerusalém, derramarei o Espírito de graça e de súplicas; e olharão para mim, a quem traspassaram; e pranteá-lo-ão sobre ele, como quem pranteia pelo filho unigênito; e chorarão amargamente por ele, como se chora amargamente pelo primogênito.

Cumprimento 

Mateus 27 v. 35 - E, havendo-o crucificado, repartiram as suas vestes, lançando sortes, para que se cumprisse o que foi dito pelo profeta: Repartiram entre si as minhas vestes, e sobre a minha túnica lançaram sortes.

João 19 v. 34 - 34 Contudo um dos soldados lhe furou o lado com uma lança, e logo saiu sangue e água. E aquele que o viu testificou, e o seu testemunho é verdadeiro; e sabe que é verdade o que diz, para que também vós o creiais.O salmista ainda relata a sua aflição e dá com precisão as palavras que Jesus expressaria na cruz na hora que ele estava crucificado. 

PALAVRAS NA CRUZ 

Salmos 22v.1-
“ DEUS meu, Deus meu, por que me desamparaste?...” 


CUMPRIMENTO 


Mateus 27 v.46 - E perto da hora nona exclamou Jesus em alta voz, dizendo: Eli, Eli, lamá sabactâni; isto é, Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?

Um dos textos mais conhecidos das Escrituras que narra a morte de Jesus é o do profeta Isaias no Capítulo 53, o capítulo messiânico retrata a essência do sacrifício vicário de Cristo - a busca daqueles que estavam perdidos. As descrições foram feitas aproximadamente em 700 a C. e os detalhes são impressionantes.O modo como Isaías previu o seu silêncio perante os seus acusadores e aonde iria ser colocado o seu corpo foi preciso!

Isaias 53 v.07-09 - “Ele foi oprimido e afligido, mas não abriu a sua boca; como um cordeiro foi levado ao matadouro, e como a ovelha muda perante os seus tosquiadores, assim ele não abriu a sua boca. 
Da opressão e do juízo foi tirado; e quem contará o tempo da sua vida? Porquanto foi cortado da terra dos viventes; pela transgressão do meu povo ele foi atingido. E puseram a sua sepultura com os ímpios, e com o rico na sua morte; ainda que nunca cometesse injustiça, nem houve engano na sua boca.” 

CUMPRIMENTO

Ficou calado perante os seus acusadores 
Mateus 27v.12 - 12 E, sendo acusado pelos príncipes dos sacerdotes e pelos anciãos, nada respondeu.

Sepultura com o rico – 
Mateus 27 v. 57- 59 
E, vinda já a tarde, chegou um homem rico, de Arimatéia, por nome José, que também era discípulo de Jesus. Este foi ter com Pilatos, e pediu-lhe o corpo de Jesus. Então Pilatos mandou que o corpo lhe fosse dado. E José, tomando o corpo, envolveu-o num fino e limpo lençol, E o pôs no seu sepulcro novo, que havia aberto em rocha,

Alguns opositores do cristianismo podem dizer que algumas destas profecias podem ser vistas cumprida em outros personagens importante da história, mas o detalhe é que todas as profecias foram cumpridas e não algumas delas, a teoria da probabilidade não se encaixa nesta situação por ter tido 100 % de acerto,posso desafiar qualquer pessoa pegar as profecias acima, que são algumas delas, e me mostrar na história da humanidade qual foi o personagem que se cumpriu todas elas sem qualquer margem de erro. 

O próprio Jesus também falou sobre a sua morte diversas vezes para seus discípulos, além da morte a ressurreição também está contida nas palavras de Jesus. Se Jesus fosse um homem comum, certamente Ele não poderia 

3 Dias no seio da terra –
Mateus 12v. 40 - Pois, como Jonas esteve três dias e três noites no ventre da baleia, assim estará o Filho do homem três dias e três noites no seio da terra.
Marcos 8 v.31 - E começou a ensinar-lhes que importava que o Filho do homem padecesse muito, e que fosse rejeitado pelos anciãos e príncipes dos sacerdotes, e pelos escribas, e que fosse morto, mas que depois de três dias ressuscitaria. João 2v. 19-21 - Jesus respondeu, e disse-lhes: Derribai este templo, e em três dias o levantarei. Disseram, pois, os judeus: Em quarenta e seis anos foi edificado este templo, e tu o levantarás em três dias? Mas ele falava do templo do seu corpo. Quando, pois, ressuscitou dentre os mortos, os seus discípulos lembraram-se de que lhes dissera isto; e creram na Escritura, e na palavra que Jesus tinha dito.O Evangelho de Mateus traz a mais explicita previsão sobre a morte que Jesus mesmo disse:

Mateus 17v. 22-23 - Ora, achando-se eles na Galiléia, disse-lhes Jesus: O Filho do homem será entregue nas mãos dos homens; E matá-lo-ão, e ao terceiro dia ressuscitará. E eles se entristeceram muito.


TEORIA DA DROGA E DESMAIO NA CRUZ


O Islamismo nega que Jesus morreu na cruz usando diversas teorias para explicar o fato, uma delas é a teoria da droga ou desmaio. Ela baseia que Jesus teria tomado uma droga na cruz e desmaiado, após ter sido colocado no tumulo, o ambiente frio, calmo e tranqüilo fez com que se recuperasse, e depois se levantou e saiu andando. As evidencias e a investigação minuciosa do caso não contribui para esta Teoria. A droga da qual se referem é o Fel que produzia um “efeito narcótico”, tal mistura de vinagre e fel ou vinho e fel eram usados pelos soldados romanos feridos e também nos crucificados para suavizar as suas dores. Mateus, deixa registrado ¬ que Jesus recusou a droga, provou, mas não bebeu, mais tarde, Ele aceitou o vinagre para matar a sede.

Mateus 27v.34 - Deram-lhe a beber vinagre misturado com fel; mas ele, provando-o, não quis beber.

Mateus 27V. 48.- “E logo um deles, correndo, tomou uma esponja, e embebeu-a em vinagre, e, pondo-a numa cana, dava-lhe de beber”. 

As tentativas dos mulçumanos estabelecerem uma teoria que descarte a morte e ressurreição de Jesus é por não aceitar Jesus Cristo como Filho de Deus. Embora na Surra 19 fique implícito, que Alá é quem deu origem à gravidez de Maria, confirmando o papel de Deus como Pai, outras referências da Surra contradizem a sua afirmação dizendo que Alá não precisava de um Filho (Surra 19:35 / 4.171). 

Para eles, Deus nunca iria concordar com tal acontecimento porque a morte de cruz era vergonhosa, diversas passagens do Alcorão ensinam que Jesus não morreu pelos nossos pecados, mas as Escrituras afirmam que o amor de Deus foi a alavanca para tal acontecimento ( João 3v.16) e que o sangue de Cristo foi o agente purificador dos nossos pecados e continua sendo.

Apocalipse 1- v. 5- 5 E da parte de Jesus Cristo, que é a fiel testemunha, o primogênito dentre os mortos e o príncipe dos reis da terra. Àquele que nos amou, e em seu sangue nos lavou dos nossos pecados,as objeções morais para a morte de Cristo é uma das suposições mulçumanas, mas nelas encontramos um grande problema, as contradições dos ensinamentos islâmicos.
Mesmo não aceitando as declarações das Escrituras sobre a morte de Cristo, o documento dogmático dos mulçumanos afirma que Jesus morreria ( surrata 3.55 cf 19.33), Jesus Ressuscitaria dos mortos ( 19.33) e que Jesus tinha o poder para ressuscitar pessoas mortas. Sendo assim, como não acreditar nos testemunhos dos Evangelhos sendo que eles possuem relatos parecidos? 

Outra objeção a morte de cruz é que Deus é soberano e não permitiria que seu Filho morresse e sofresse tal morte, mas os ensinamentos Islâmicos também define Deus como soberano, sendo assim, é pura presunção determinar como Deus deveria agir, o que Ele deve ou não fazer, julgar as suas atitudes como injustas. O profeta Isaías já deixou registrado que os nossos caminhos não são os caminhos de Deus e que os pensamentos de Deus não são os nossos pensamentos ( Is 55v.8), além do mais, a morte de Cristo foi aprovada por Deus (Isaias 53). 

Pensando no sofrimento da morte de cruz, seria possível Jesus ter desmaiado ou desfalecido e ter acordado no sepulcro?


O SOFRIMENTO DA CRUCIFICAÇÃO


A teoria do desmaio passa ser um suicídio intelectual contando o sofrimento antes e na hora da crucificação. Além do mais a crucificação era considerada desprezível pelos escritores da época como Flavio Josefo, historiador Judeu. O sofrimento de Cristo não foi só na hora da crucificação, Jesus foi levado a casa de Caifas, o sumo sacerdote,onde estava reunido com os anciãos e os escribas (Mt 26v. 57), o Sinedrio procurava testemunhos falsos para condená-lo, mas não acharam, acabaram julgando-o por blasfêmia. Sendo assim, Jesus começou a sofrer diversos ferimentos em seu corpo, bofetadas, cusparadas e murros (Mateus 26v.65-67). 

Lucas 22v. 63 - “E os homens que detinham Jesus zombavam dele, ferindo-o.Após isto os Romanos também o flagelaram. 


O FLAGELO ROMANO 


Um homem açoitado pelos romanos era levado a um tronco de madeira, ele se curvava com suas mãos no tronco, era despido e ali existiam dois algozes. 
O instrumento de tortura era um cabo de madeira com várias tiras de couro, e nas pontas pedaços de ossos ou ferros. Os golpes eram aplicados nas vitimas até 39 vezes, os cortes eram profundos porque estes ossos quando se encontrava com as carnes, alguns entravam nas costas e quando puxados traziam pedaços das costas. Muitas vítimas morriam no flagelo sem precisar chegar a cruz. 

Além do sofrimento do açoite, uma coroa de espinhos foi colocada em sua cabeça.Os espinhos eram de mais ou menos 2 cm, imagine você após um flagelo ter que passar pelos escárnios dos soldados e depois ter em sua cabeça uma coroa de espinhos que produz cortes profundos no couro cabeludo fazendo-o sangrar. 

Por isso Jesus não conseguiu levar a sua cruz-(Mateus 27v. 32-33/Marcos 15 v.15-20), o percurso teria que ser feito com os pés descalços, isto fazia com que os seus pés tivessem contato com as pedras pelo caminho, sem contar o peso da trave que deveria ser carregada da prisão até o lugar da crucificação.Jesus estava debilitado fisicamente e teria que fazer tudo isso! 

Na hora da crucificação, a sua túnica deveria estar colada em seu corpo pelo sangue que escorria dos ferimentos, com certeza ela foi puxada com violência pelos soldados que não tiveram nenhum sentimento de pena ao flagelá-lo. As suas mãos e pés foram transpassados por pregos enormes para agüentar o seu corpo no madeiro, horas passam debaixo do sol, a dor é imensa, a única maneira de respirar é apoiando o seu corpo para cima, isto ocasionava mais dores profundos dos cravos em suas mãos e pés. Ele ficou pendurado na cruz .

Das 9 horas da manhã até antes do pôr-do sol ( Mc15v.25-33). Antes de Jesus ser retirado da cruz, o soldado transpassou o seu lado com uma lança e escorreu água misturada com sangue (Jo19v. 34), prova concreta de sua morte física, os próprios soldados deram veracidade sobre a sua morte quando não precisou quebrar os seus ossos das pernas ( Jo19v.33). 
Pilatos também certificou a sua morte antes de entregar o seu corpo a José de Arimatéia (Mc 15v. 44-45). 
Jesus foi enrolado em panos e especiarias e após isto foi colocado em um tumulo vigiado pela guarda romana por 3 dias (Mc 27v. 60 / Jô 19v. 39-40). 

Levando em conta todos estes detalhes dados por testemunhas oculares da história, seria possível Jesus ter sobrevivido e acordado no tumulo? Se por acaso Ele supostamente tivesse acordado, teria sobrevivido sem cuidados médicos, água e comida? De certa forma, a criatividade para aprimorar as doutrinas religiosas contra a morte de Jesus é de certa forma rechaçada pelos acontecimentos e detalhes da história. 


TEORIA DA SUBSTITUIÇÃO 


As lendas da substituição são ensinadas por diversas correntes de pensamento contrárias a morte e ressurreição de Jesus, não é só o Islamismo que ensina esta teoria, mas já no século II, Frenaco, Basilede o gnóstico, ensinou que “Os judeus confundiram Jesus com Simão de Cirene, na hora de carregar a cruz, Simão tomou a forma de Jesus e após isto Jesus ficou ridicularizando os Romanos antes de subir ao céu”, outra teoria veio no Séc III com Mani da Pérsia, fundador da religião Maniqueísta, que o filho da viúva de Naim, que foi ressuscitado por Jesus teria morrido em seu lugar, segundo esta tradição, o diabo foi a vitima dessa troca. 

Os mulçumanos defendem que Judas ou Simão de Cirene morreu no lugar de Jesus. A teoria de Thalibi, diz que a forma de Jesus teria sido colocada em Judas, e por isso Judas foi crucificado e depois de 3 horas Jesus teria subido ao céu. Outra hipótese dada por A.R. Doi, teólogo mulçumano, é que os soldados Romanos vieram com Judas para prender Jesus e se confundiram no escuro e levaram preso Judas e Jesus teria sido salvo e levado ao céu. Se Jesus foi substituído por Judas na cruz, quem se suicidou? Jesus? 

Estas lendas começaram em 150 anos depois de Cristo entre pessoas influenciadas pelo gnosticismo, um dos aspectos importante sobre o tempo é que as afirmações ou posições são baseadas em tempos distantes do acontecimento, não tendo provas concretas para tais suposições. 

As lendas são produtos de histórias das quais não possui nenhum tipo de Testemunha Ocular, as informações são passadas e repassadas adiante sem qualquer comprovação.A prova deste telefone sem fio está nas lendas urbanas e folclóricas. As especulações destas teorias são explicadas pela falta de conhecimento e da rejeição da morte e ressurreição, os teólogos islâmicos acreditam que Jesus teria sido levado ao céu vivo e que sua morte irá acontecer no futuro, outros supõem que a sua morte foi natural algum tempo depois da crucificação, mas não existe nenhum tipo de testemunho histórico ou testemunho ocular que amparem estas teorias. 


OS EVANGELHOS PODEM CONTER LENDAS ? 


Para que um crime ou qualquer acontecimento possa ser solucionado, a presença de pessoas que participaram ou presenciaram o fato é de suma importância para desvendar os detalhes e dar veracidade ao acontecido, estas pessoas são chamadas Testemunhas Oculares. 
Dentro dos autores dos Evangelhos e dos documentos Neotestamentários, temos Mateus (Evangelho escrito por volta de 60 a 65 d. C), que presenciou a trajetória do Mestre. Mateus teve a oportunidade de ver os sinais que Jesus operava e decidiu segui-lo. Ele não era um iletrado, antes de conhecer Jesus ele exercia a função de cobrador de impostos, considerando a região que ele trabalhava, Mateus deveria dominar o Grego, Aramaico e o Latim, pois a sua região, Cafarnaum, na Galiléia, é apontada pela responsável de cobrar impostos de quem cruzava o Mar da Galiléia quanto os que percorriam a estrada de Damasco. 

Além de Mateus temos João, outro discípulo que vinha de uma família com certa abastança, seu pai Zebedeu, fez crescer o seu empreendimento a ponto de contratar trabalhadores para auxiliá-lo em seu oficio de pescador. João era sócio de Pedro e André ( Lc 5v. 8-10). João foi o único que presenciou a crucificação (João 19v. 25-27). O seu Evangelho foi escrito por volta de 85 a 90 d.C.
Lucas foi companheiro de Paulo, homem também com capacidade intelectual e contatos próximos de todas as testemunhas que presenciaram a morte e ressurreição de Cristo, pois a sua missão era escrever para Teófilo os mínimos detalhes depois de ter tido uma acirrada investigação das origens das informações colhida por ele (Lc1v. 1-4). O escritor Lucas escreveu o livro de Atos e deixou registrado que Jesus se apresentou vivo com muitas provas incontestáveis durante 40 dias (Atos1v. 1-3). Lucas escreveu por volta de 60 d.C.

Marcos foi o primeiro a escrever o seu Evangelho, escrito por volta de 55 a 65 d.C., ele teve a oportunidade de ser companheiro de Pedro e de vários discípulos, um outro contato importante foi com Paulo, que na época de Jesus era um judeu rígido que foi ensinado aos pés de Gamalieu.Paulo não teria nenhum motivo para largar a Lei e a sua posição de destaque perante o Sinedrio e os políticos da época para seguir e morrer por uma lenda. 

Se você analisar a datação dos Evangelhos e os livros que compõem o Novo Testamento, você irá perceber que muitas das testemunhas oculares estavam vivas e qualquer informação lendária poderia ser refutada pelos discípulos e outras testemunhas, assim sendo, as lendas não teriam sucesso. Para que uma lenda venha a vingar é preciso que as informações que são passadas não tenham nenhuma prova testemunhal,é defendido por alguns estudiosos que só depois de 4 a 8 gerações, as lendas tem seu lugar ao sol devido as informações se perdem no tempo e ninguém poder refutá-las. 


A RESSUREIÇÃO 


A morte de Cristo tem uma grande importância para os cristãos, mas a ressurreição é a essência do cristianismo, se Cristo não ressuscitasse , seria vã a nossa pregação. Evangelho seria um engodo e a nossa salvação uma grande farsa. O Apostolo Paulo escrevendo aos Romanos declara “Se com tua boca confessares a Jesus Cristo como Senhor, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo”.Jesus após a ressurreição, apareceu durante quarenta dias, no mesmo corpo físico e com as marcas dos pregos e da lança que o transpassou o lado. Quem nos dá este testemunho detalhado é o próprio Jesus quando visita os discípulos.
Lucas 24v. 39 “ Vedes as minhas mãos e os meus pés. Sou eu mesmo! Apalpai-me e vede; um espírito não tem carne nem ossos, como vedes que eu tenho.” 
Tomé também duvidou e Jesus apareceu a ele e disse: “Põe aqui o teu dedo; vê as minhas mãos. Chega a tua mão e põe-na no meu lado. Não sejas incrédulo, mas crente”.(Jo20v. 28). 

A prova de que Jesus estava com o seu próprio corpo é inegável e também comprova os detalhes de sua morte, pois apresentou as marcas que recebeu antes de morrer. Jesus colocou-se a prova de qualquer toque humano em suas feridas, o seu corpo era de carne e osso, se alimentou, foi reconhecido pelos seus discípulos quando apareceu, isto é, que a sua aparição pode ser vista e ouvida por aqueles que estavam presentes.Quando foi levado ao céu, recebeu o corpo glorificado. 

A ressurreição é a prova da divindade de Cristo, do triunfo sobre o pecado, a morte e Satanás. Jesus também nos prometeu um corpo glorificado e ressurreto, uma das mais convictas provas disto foi o relato de Mateus após a ressurreição de Cristo: “Abriram-se os sepulcros, e muitos corpos de santos, que dormiam, ressurgiram. E, saindo dos sepulcros, depois da ressurreição de Jesus, entraram na cidade santa e apareceram a muitos. (Mt 27v. 52-53)”.


CORPO ROUBADO PELOS DISCIPULOS 


Os discípulos não poderiam roubar o corpo de Jesus e inventar tal fato, levando em conta que o único que teve coragem de ir a crucificação foi João, os demais fugiram com medo de serem pegos e ter que pagar com as suas próprias vidas. Mateus escreveu que os soldados Romanos chegando a cidade anunciaram aos principais sacerdotes o que tinha acontecido, os mesmos que fizeram de tudo para crucificar Jesus. Mais uma vez os sacerdotes compraram as suas testemunhas com uma boa quantidade de dinheiro para declarar o que o corpo foi roubado: “Dizei que vieram de noite os seus discípulos e, enquanto domeis, o furtaram. Caso chegue aos ouvidos do governador, nós o persuadiremos, e vos poremos em segurança. Eles receberam o dinheiro, fizeram como estavam instruídos. E espalhou-se esta história entre os judeus, até os dias de hoje”.(Mt28v. 11-15). 

Nenhum soldado seria débil de ter inventado esta história sem ter um auxilio, pois a guarda romana respondia por qualquer situação, os guardas teriam que pagar com as suas próprias vidas se acontecesse alguma coisa, aceitar a segurança dos sacerdotes era viável, pois além de terem recebido propina para acobertar o caso, Pilatos já tinha demonstrado no julgamento de Jesus que ele estava nas mãos dos religiosos. Se os discípulos tivessem roubado o corpo de Jesus, a pressão do sumo sacerdote seria suficiente para encontrá-lo e matar todos os discípulos com a mesma pena imposta a Jesus, a crucificação. Além disso Pilatos teria sido punido pelo roubo e a noticia teria chegado aos ouvidos de César, pois no julgamento de Cristo os judeus ameaçaram reclamar a César a respeito de Pilatos ( Jô 19v.12-13).


A GUARDA ROMANA PODERIA SER UMA TESTEMUNHA IMPORTANTE


Uma outra questão que deve ser levada em conta, é que Jesus disse sobre a sua ressurreição, podemos chegar à conclusão de que existia a possibilidade dada pelo próprio Cristo de três dias, como um ato de preocupação dos sacerdotes ou de Pilatos, a guarda Romana foi colocada no tumulo para comprovar que nada aconteceria, esta seria a maior prova de que a ressurreição de Cristo fosse uma fraude, o testemunho dos guardas. Imagina se Cristo continuasse da mesma forma que foi colocado dentro da sepultura? Os soldados seriam a maior testemunha que o corpo de Cristo estava inerte.


CORPOS MORTOS NÃO SAEM PARA VISITAS


Por muitas vezes,corpos foram roubados de seus túmulos,esta posição seria provável se ninguém nunca mais visse o corpo de Cristo, pois os casos de roubos de corpos de seus túmulos não tem registros de que alguém viu alguém que morreu aparecer vivo após tê-lo sepultado ! O caso de Jesus é diferente, esta teoria é totalmente improvável, pois Jesus foi visto morto e depois visto vivo mais de uma vez!


DANDO TESTEMUNHA COM A SUA PRÓPRIA VIDA


Outra posição sobre a ressurreição é a morte dos seguidores de Cristo.Ninguém daria a sua própria vida por um conto da carochinha! Se os cristãos não tivessem a certeza da ressurreição de Jesus, ninguém arriscaria a sua vida, prova disto que os mesmos que viram Jesus fazer milagres, curar libertar e perdoar pecados, não apareceram na crucificação. Pedro negou Jesus quando perguntaram a ele se era um dos que andavam com Cristo.O próprio Tomé reconheceu a divindade de Jesus após a sua aparição ! Só uma prova real de que Jesus teria ressurgido dentre os mortos poderia dar a certeza da vitória após a morte aos que antes foram omissos, a veracidade do fato ficou impregnada na alma dos seguidores de Cristo a ponto de dar a suas vidas que antes não tiveram coragem de fazer. 

Paulo de perseguidor passou a ser perseguido.Estevão foi apedrejado, Tiago irmão de João, o primeiro mártir apostólico morreu a fio da espada, Filipe foi crucificado, Mateus foi assassinado com uma alabarda, Tiago o menor foi espancado pelos judeus aos 99 anos, André foi crucificado, Pedro também foi crucificado de cabeça par baixo e até o incrédulo Tomé também morreu pelo nome do Senhor, foi atravessado com uma lança. 
Seria um conto de fadas a ressurreição de Jesus?

A grande parte das correntes religiosas, ou seja lá qualquer segmento que não aceita a morte e ressurreição de Cristo, se baseia em especulações e na má interpretação dos fatos. Talvez à vontade de entender a veracidade dos acontecimentos sobre a morte e ressurreição de Cristo não passe de um desejo com segundas intenções para apoiar seus próprios dogmas e doutrinas que seguem. Por mais que neguem os fatos, eles estão expostos para qualquer um analisar e verificar a verdade. A certeza de que Jesus foi o único que morreu e ressuscitou está nas evidências, isto nos aumenta a nossa fé e nos dá a grande esperança de um dia encontrarmos com Ele. 

JESUS ESTÁ VIVO!