8 de março de 2010

O Novo Nascimento: Nova Criatura em Cristo



O Novo Nascimento: Nova Criatura em Cristo





“Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo”.
(2 Coríntios 5.17)

O novo nascimento é o nascimento efetuado por Deus através da conversão do homem a Jesus. Também é conhecido como a regeneração. Tal nascimento é diferente do nascimento terreno, pois este é realizado por mãos humanas. Porém o novo nascimento é realizado não por mãos humanas, mas pelas mãos de Deus. O novo nascimento resulta numa transformação visível do homem. Acontece quando o homem morre para as suas próprias vontades e renasce para a vontade de Deus.
.
A Bíblia relata que Jesus revelou o significado do novo nascimento a um homem chamado Nicodemos. Tal fato está registrado no evangelho de João. Jesus disse a Nicodemos: “Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus” (João 3.3). Jesus se referia ao processo de transformação interior realizado por Ele, através do Espírito Santo, que nos é concedido no momento da conversão. Essa transformação resultará numa nova vida de obediência a Deus e Sua Palavra.
.
Jesus foi bastante enfático quanto a este requisito, e reforçou o que disse:“Não te maravilhes de te ter dito: Necessário vos é nascer de novo” (João 3.7). Diante das palavras de Jesus, percebemos importância do novo nascimento para Deus. Jesus deixou claro que tal requisito é fundamental para a salvação. O novo nascimento somente pode ocorrer no homem quando ele aceita Jesus como seu único Senhor e Salvador e decide verdadeiramente segui-lo. O novo nascimento é o nascimento em Cristo. Para que uma pessoa nasça de novo, ela deve renunciar as suas próprias vontades pecaminosas passando a fazer aquilo que agrada a Deus.
.
A Bíblia revela que TODOS nós somos pecadores, NÃO HÁ EXCEÇÕES (Romanos 3.23). Todos nós precisamos do perdão de Deus através de Jesus, por mais justos que possamos parecer aos nossos próprios olhos, pois cometemos muitos erros. Então, quando surge na mente humana a consciência de sua natureza pecaminosa e de seu estado de perdição sem Cristo, surgirá espontaneamente a necessidade de conversão. Neste momento, o Espírito Santo passa a impulsionar o homem a entregar-se a Deus. Logo, dar-se-á início ao processo de regeneração.
.
Quando o homem percebe que sua natureza é inclinada ao pecado e que ele não consegue cumprir a lei de Deus em todas as áreas de sua vida, é como se escamas caíssem de seus olhos. Quando enxergamos a verdade e optamos por Jesus, começará a acontecer em nós o que está escrito:“Sabendo isto, que o nosso velho homem foi com ele crucificado, para que o corpo do pecado seja desfeito, para que não sirvamos mais ao pecado” (Romanos 6.6). Ás vezes até pensamos que não há nada ser mudado ou melhorado em nossas vidas, mas isso é puro engano. É preciso aceitar a verdade que Jesus nos revelou, e assim mudar de direção para que possamos receber novos “olhos espirituais”. Jesus disse:"Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres” (João 8.36). Somente Jesus pode libertar o homem do engano do pecado.
.
A natureza decaída humana não pode ser mudada instantaneamente. Por isso é preciso que ela seja crucificada diariamente. Mas para isto, é preciso que o novo convertido dê lugar ao Espírito Santo e passe a seguir Suas orientações. Devemos deixá-Lo tomar o controle de nossas vidas. A Bíblia revela: “Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne” (Gálatas 5.16). Andar em Espírito significa andar em santidade, ou seja, afastado do pecado.
.
A palavra “carne” significa corpo; e “concupiscência” significa desejo. O Espírito Santo nos capacitará a não satisfazer os desejos corrompidos do nosso corpo, apesar de ainda não estarmos totalmente livres das tentações. Cumprir o desejo da carne significa aceitar os desejos pecaminosos do corpo, os quais são opostos a direção de Deus. Em contrapartida, andar em “espírito” significa proceder de acordo com a vontade de Deus, consciente de que Ele está perto. Aquele que anda em espírito, não satisfaz os desejos pecaminosos do seu corpo, pois a lei do Espírito nos liberta da lei do pecado (Romanos 8.1,2; Gálatas 5.18).
.
A Bíblia revela: “Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus” (Romanos 8.8). Aquele que anda segundo os seus desejos naturais, certamente agirá contra a vontade de Deus: "Porquanto ainclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus... Porque, se viverdes segundo a carne, morrereis; mas, sepelo Espírito mortificardes as obras do corpo, vivereis” (Romanos 8.12,13). Mediante estas palavras, percebemos que se agirmos segundo a vontade natural de nosso corpo, certamente traremos sérios problemas e sofrimentos para nossas vidas. O pecado nunca é vantajoso, existe um alto preço a pagar. Portanto, sábio é aquele que dá ouvidos aos conselhos de Deus.
.
As passagens bíblicas citadas acima indicam que os que desejam fazer a vontade de Deus devem dar lugar ao Espírito Santo para que possam vencer os desejos pecaminosos do corpo. Somente com a ajuda do Espírito Santo seremos capazes de vencê-los, pois de outra forma acabaremos nocauteados pelo poder do pecado. O apóstolo Paulo escreveu: “Mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo, e não tenhais cuidado da carne em suas concupiscências” (Romanos 13.14). Para que possamos dominar a nossa natureza, precisamos nos render a Jesus. Deus sabe que não há outra forma, por isso enviou Seu Filho para que pudéssemos ser salvos das conseqüências desastrosas do pecado.
.
Quando o homem se rende totalmente a Jesus, Deus lhe concede o Espírito Santo, para que Ele habite em Seu novo filho (João 14.17). Somente desta forma receberemos o poder necessário para vencer o pecado. Porém, para que Jesus possa ser o nosso Salvador, é preciso que Ele seja também o nosso SENHOR, ou seja, devemos fazer a Sua vontade, nos desviando de tudo o que desagrada a Deus. Quando Jesus passa a ser o Senhor de nossas vidas e permitimos que Ele nos guie, somos transformados pelo Seu Espírito para sempre. Este processo é chamado de: O NOVO NASCIMENTO.

“Portanto, agora NENHUMA CONDENAÇÃO HÁ para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito”.
(Romanos 8.1)
  

0 comentários:

Postar um comentário