28 de janeiro de 2011

IIº Princípio para o novo estilo de vida 7

orai sem cessar“Orai sem cessar.” I Tessalonicenses 5:17

Quer ter um novo estilo de vida em 2011? Ore sempre, ore sem cessar. Não pare de orar! Parece loucura não é?! Ohhh loucura santa e deliciosa essa. Eu costumo dizer que orar é uma aventura. Eu não gosto muito de rotinas, na verdade detesto rotina. Ela me cansa, me deixa melancólica e a oração é algo que eu amo porque todos os dias é algo novo, e eu sou uma aventureira nata!
Parece bastante confuso esse princípio não é mesmo? Obviamente, a expressão “orai sem cessar” não pode significar que devemos estar com uma postura de cabeças baixas e olhos fechados o dia todo. Paulo não está se referindo a falar sem parar, mas uma atitude de consciência da presença de Deus e de render a Ele tudo o que fazemos, o tempo todo. Todo momento que estamos acordados deve ser vivido com a consciência de que Deus está conosco e está ativamente envolvido em nossos pensamentos e ações.
Quando nossos pensamentos se voltam à preocupação, medo, desencorajamento e ira, devemos conscientemente e rapidamente tornar todo pensamento em oração e toda oração em ação de graças. Em Filipenses 4:6, Paulo nos comanda a não mais sermos ansiosos, mas pelo contrário: “Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças.”
Durante o percorrer do dia, a oração deve ser a nossa primeira resposta a toda situação atemorizante, a todo pensamento ansioso, a toda tarefa indesejada que Deus comanda. Orar sem cessar é, em essência, dependência da comunhão com o Pai.
Jesus é o maior exemplo de uma pessoa que ora. Ele sempre se retirava para buscar a face do Pai, com certeza vivia em constante oração! Por isso a sua vida era tão diferente.
A ausência de oração é o mesmo que dizer para Deus que não precisamos dele, que não necessitamos de ter comunhão com ele, que somos auto-suficientes para resolvermos nossas dificuldades.
A falta de oração nos afasta de Deus. Por isso, muitos se queixam de que estão frios espiritualmente, de que estão sem forças para falar com Deus, pois deixaram de clamar, de orar. A oração é a energia, é a força do cristão. A “frieza espiritual” só cai por terra e a glória de Deus se manifesta em nossa vida quando oramos. Quer ser cheio do Espírito Santo? Quer que o fogo de Deus arda em seu coração? Então, ore.
O cristão que mantém uma vida contínua de oração, estreita sua comunhão com o Senhor e se torna cheio do poder de Deus.
O que está escrito em I Tessalonicenses 5:17 são apenas três palavras, mas que mostram o caminho do sucesso para a vida do cristão. “Orai sem cessar” é mais que uma ordenança, é a chave que abre as possibilidades em Deus. Um segredo que, quando descoberto, pode mudar as circunstâncias e remover as montanhas da nossa vida. Que tal experimentar isso? Comece a orar agora mesmo.
Você quer saber como aprofundar a sua vida de oração? Ore. Não se prepare para orar. Ore. Não se preocupe em ler muitos livros sobre oração, eles são importantes, mas perdem a importância quando você não pratica. Ore.
Postura, tom e local não passam de preferência pessoal. Selecione a melhor maneira que lhe parecer mais adequada. Não pense muito nesses detalhes (aliás, quero confidenciar algo para vocês: já orei por diversas vezes no banheiro da minha casa. Minha decisão por Jesus fiz ajoelhada dentro do banheiro, é mole?). É melhor orar de forma aparentemente desajeitada, do que não orar.
Diante disso, o seu novo estilo de vida deve incluir a prática da oração constante. Ela é a chave para tudo na sua vida. E se você sente que só deve orar quando se sentir inspirado para fazê-lo, tudo bem. Apenas esteja inspirado todos os dias!

Orando constantemente por você!

Iº Princípio para o novo estilo de vida:


Feliz-1“Regozijai-vos sempre.” I Tessalonicenses 5:16
Como disse no post anterior, irei abordar cada um dos princípios mencionados por Paulo no texto de I Tessalonicenses 5:16-22 para que tenhamos no ano de 2011 um novo estilo de vida.
O primeiro a ser abordado é o fato de nos regozijarmos sempre! Passamos por várias situações difíceis no ano de 2010. Quem não chorou de tristeza no ano passado? Quem não teve momentos difíceis que achou que não daria conta de superar? Tenho certeza que se não forem todos, muitos responderão a essas perguntas afirmativamente.
Fazemos planos diversos para esse novo ano, e nesses planos não estão inclusos tribulações, provações e adversidades. Mas todas essas situações estão sujeitas a acontecerem em 2011, assim como aconteceram em 2010! Alguns acontecimentos farão você chorar, mas saiba de uma coisa: você pode escolher se regozijar em meio a esses acontecimentos! Ser feliz em meio a toda e qualquer situação é possível. Este é um princípio para se ter um novo estilo de vida.
Deixar de lado a tristeza e a murmuração por causa de problemas e ser alegre. Isso não quer dizer que você não possa ficar triste, Jesus se entristeceu em alguns momentos, mas não permitiu que esse sentimento atrapalhasse seu estilo de vida. Podemos chorar de tristeza (e devemos sempre que necessário!), mas não devemos permitir que este estado fique mais do que o necessário. Algumas pessoas permitem que a tristeza crie raízes e assim adoecem não conseguindo mais sentir alegria. Este é o problema!
Devemos ser alegres e não somente estarmos alegres. O ser alegre está ligado à sua personalidade, ao seu caráter, ou seja, algo que faz parte de você. Estar alegre implica em apenas um estado, é passageiro, transitório. É apenas por um momento.
Independente do momento que passarmos neste ano, devemos nos lembrar de nos regozijarmos. Se na provação ou nas lutas, se regozije porque através delas o Senhor vai te ensinar a crescer, vai te revelar o caráter Dele e assim você crescerá na graça e no conhecimento do Altíssimo.
Paulo é mais um exemplo de homem que escolheu este princípio para viver. Em Filipenses 4:11 ele nos diz: “Digo isto, não por causa da pobreza, porque aprendi a vivercontente em toda e qualquer situação.” Paulo sabia que o seu redentor vive, portanto a sua alegria estava Nele, no Deus que o tirou de um lamaçal de pecados!
Aquele que olha para as adversidades da vida, somente para os problemas que surgem tem uma enorme dificuldade de se regozijar! Seus olhos devem estar Naquele que pode fazer milagres e isso é um motivo de se alegrar!
Escolha nesse ano fazer e ser diferente. Escolha um novo estilo de vida. Regozije-se sempre! Vamos nos alegrar! O Senhor nos ama e tem grandes coisas reservadas para cada um de nós.
Em Neemias 8:10c lemos que “...portanto não vos entristeçais, porque a alegria do Senhor é a vossa força.” Se fortaleça nessa alegria e você experimentará em 2011 algo totalmente novo...é um novo estilo de vida!