24 de novembro de 2011

Namoro Cristão parte 6- Os dez mandamentos do namoro cristão


  Oi gente, a paz!

Este é o último post da gategoria "Namoro cristão", e para encerrar com chave de ouro, não devemos esquecer de algumas coisinhas:

Os dez mandamentos do namoro cristão

1º Não namore por lazer
Namoro não é um passatempo e você como uma garota cristã deve encará-lo como uma etapa importante da sua vida para um relacionamento mais duradouro e feliz: o casamento. Por isso garotas muito novas não devem namorar. Pode chorar, bater o pé, fazer beicinho, mas uma garota de 12, 13, 14 anos não tem maturidade suficiente para pensar em casamento.Não caia na onda de que você tem que ter um namorado. Tudo tem seu tempo.

2º Não se prenda a um julgo desigual (II Cor 6:14-18)
Iniciar um namoro com alguém que não tem o temor de Deus e não é uma nova criatura não é uma boa idéia, e isso incluiu pessoas de dentro da igreja que não tem um um compromisso sério com  Ele.
Não adianta o cara ser liiindo, suuuper gente boa e tudo mais. Se Deus não estiver em primeiro lugar na vida dos dois, isso nunca dará certo. Esqueça esse negócio de que você vai namorar com ele e depois "trazê-lo para a igreja". Você tem que ganhar almas para Deus e não para você! As chances de ele te afastar de Deus são muito maiores do que a de você conseguir fazê-lo aceitar a Jesus.
3º Imponha limites no relacionamento: no namoro moderno, segundo o ponto de vista do mundo, está cada vez mais normal  práticas que levam a uma intimidade cada vez maior. Devem ser discutidos os limites do corpo de cada um, a duração dos beijos, os filmes que verão juntos, as palavras que deverão ser ditas, afinal, não adianta você ter vergonha de discutir os limites das carícias mas não ter vergonha de entregar seu corpo a toques abusivos ou não ter vergonha de Deus. Isso nos leva ao próximo mandamentos
4º. Diga não ao sexo antes do casamento: A maioria das pessoas acha que Deus vê o sexo como pecado, algo impuro. Não é assim, foi deus que o criou. Porém ele foi feito para ser praticado entre duas pessoas que se amam e têm entre si um compromisso permanente. É uma bênção para ser desfrutada plenamente dentro do casamento; fora dele é impureza. Você sabe o que é fornicação? É quando duas pessoas solteiras se envolvem sexualmente. veja o que Deus pensa dos fornicadores:
"Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicadores, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte"
(Apocalipse 21.8)


5º Promova o diálogo e a comunicação: conversar é essencial, estabeleça uma comunicação constante, franca e direta e não evite conversar sobre qualquer assunto. 
6º Cultive o romantismo: a convivência a dois deve ser marcada por gentileza, cordialidade e romantismo. Isso não é cafona, nem é coisa do passado e traz brilho ao relacionamento. Não quer dizer que o rapaz tem que puxar a cadeira para a menina sentar e abrir portas o tempo todo para ela passar, mas deve-se lembrar de demonstrar a outra pessoa que ela é amada com pequenas atitudes que fazem toda a diferença, e isso de ambas as partes!
7º Mantenha a dignidade e o respeito: o namoro equilibrado tem um tratamento recíproco de dignidade, respeito e valorização. O respeito é imprescindível para um compromisso respeitoso e duradouro.  Não xingue, não desrespeite seu namorado e nem aceite ser tratada dessa forma. Desrespeito é falta de amor.
8º Pratique a fidelidade: infidelidade no namoro leva à infidelidade no casamento. Fidelidade é elemento imprescindível em qualquer tipo de relacionamento coerente à vontade de Deus, que abomina a leviandade. Porém isso não quer dizer que a garota não pode chegar perto de nenhum outro garoto ou que o rapaz não deve falar com mais nenhuma garota. Namoro também é confiar e ser confiável. Se você não confiar na pessoa porque namorá-la?
9º Assuma publicamente seu relacionamento: uma pessoa madura e coerente com a vontade de Deus não precisa e nem deve lutar contra seus sentimentos ou escondê-los. Namoro escondido nunca dá certo e vai contra a vontade de Deus. Se seus pais acham que você não idade suficiente para namorar, respeite isso, e não saia namorando escondido por aí. Isso é desobediência, um pecado, e Deus nunca vai abençoar um namoro que começou no pecado.
10º Forme um triângulo amoroso: namoro realmente cristão só é bom a três: o casal e Deus. Não adianta você cumprir os outros nove mandamentos e não este, porque este é o principal! Ele deve ser o centro e o objetivo do namoro.

Namoro cristão parte 5- Qual o propósito do namoro?

 Olá meninas a paz =)

Bem, hoje eu vou falar do verdadeiro propósito do namoro. Mas antes disso, quero dizer uma coisa. Eu tenho apenas 12 anos, porém, muitas colegas minhas, da minha idade, ou um pouco mais velhas que eu, já namoram; e eu não entendo isso porque o namoro nessa idade não serve praticamente para nada, pois ambos os dois lados não querem compromisso sério. Muitos adolescentes acham que o namoro é um relacionamento que se estabelece para suprir a carência do outro, ou para não ficar sozinho(a). Ainda há outros que dizem que o motivo do namoro é o amor. Sim, em muitos casos isso é verdade, mas, infelizmente, há jovens que namoram por prazer, por paixão. Eles simplismente acham aquela pessoa bonita, e começam a namorar, e não se importam com os sentimentos que um sente pelo outro ou não. Não se deve namorar com alguém por puro prazer, só porque o fulano(a) é bonito, o menino ou menina que todo mundo quer "pegar". Devemos gostar de alguém pelo que ela é, não por fora, mas por dentro. Devemos saber a personalidade da pessoa, para que no futuro, não venhamos ficar magoadas com o fim do namoro, ou por causa de uma traição.
  Mas, qual é o verdadeiro propósito do namoro? Bem, o namoro é um "teste" para o casamento. Não é simplismente namorar, depois de alguns meses, terminar, e depois começar tudo de novo com outra pessoa.
Ao passar do tempo, você pode se machucar se não tomar cuidado com quem namora. Você deve saber se a pessoa com quem você está namorando está disposta  a manter um relacionamento sério com você, e se isso pode chegar até um casamento. O casal deve ser unido por seu amor á Deus, por isso a importância de que seu parceiro(a) seja cristão, e de que você o conheça por dentro.

Guarde o seu coração para um relacionamento sério, espere pela pessoa certa na hora certa.

“Sobre tudo que se deve guardar, guarda o coração, por que dele procedem as fontes da vida” (Provérbios 4:23)

Namoro Cristão- Ele não é cristão, e agora?(Parte 4)

 Imagine se você estivesse namorando um garoto que não é cristão( ou se você já está), qual  a atitude que você deve tomar? Terminar o namoro? Dar um tempo e esperar que ele se converta? Bem, olhe o que a bíblia diz:

2 coríntios 14-15 " Não vos prendais a um julgo desigual com os infiéis; porque que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas?"


Quem quer andar na luz, deve se afastar das trevas. Se o seu namorado não é cristão, faça de tudo para que ele se converta; não só por causa do namoro, mas também porque ele precisa ter Jesus em seu coração.(afinal, todo ser humano precisa). Pode acontecer de ele terminar com você por não querer aceitar a Jesus.
 Antes de tudo, você precisa saber se ele é cristão antes de começar a namorar, pois depois que o relacionamento começar, é mais difícil se afastar.
 Além de que ele pode te levar para o "seu mundo". E se caso vocês terminarem, não culpe á Deus, não ache que a culpa é dele por não deixar o seu namorado ficar com você. Será que vale a pena abandonar a Deus? Sua salvação vale muito mais do que um namoro. Deus não tira algo de você sem te dar algo muuito melhor.

                      Lembre-se: Orar e pedir orientação á Deus vai te ajudar!


Namoro Cristão-Vale a pena esperar (parte 3)


                                                   Esperar faz parte do processo de santidade .
                                                       

Porque esperar pra namorar? Lembram daquele post "a coisa certa na hora certa" ? Pois é. A coisa certa no tempo errado é a coisa errada!  Devemos esperar em Deus o tempo certo, a pessoa certa. Não devemos nos apressar, sair procurando... No orkut há uma comunidade que diz: "Meu príncipe tá vindo de jegue"  Você pode até dar risada, mas na hora certa, o seu príncipe irá chegar. Basta ter fé e paciência.



Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.
Há tempo de nascer, e tempo de morrer; tempo de plantar, e tempo de arrancar o que se plantou;
Tempo de matar, e tempo de curar; tempo de derrubar, e tempo de edificar;
Tempo de chorar, e tempo de rir; tempo de prantear, e tempo de dançar;
Tempo de espalhar pedras, e tempo de ajuntar pedras; tempo de abraçar, e tempo de afastar-se de abraçar;
Tempo de buscar, e tempo de perder; tempo de guardar, e tempo de lançar fora;
Tempo de rasgar, e tempo de coser; tempo de estar calado, e tempo de falar;

Tempo de amar, e tempo de odiar; tempo de guerra, e tempo de paz.

(Eclesiates 3.1-8)


 E além do mais, há uma grande vasntagem em ser solteiro(a):

O solteiro cuida das coisas do Senhor, em como há de agradar ao Senhor;
Mas o que é casado cuida das coisas do mundo, em como há de agradar à mulher.
Há diferença entre a mulher casada e a virgem. A solteira cuida das coisas do Senhor para ser santa, tanto no corpo como no espírito; porém, a casada cuida das coisas do mundo, em como há de agradar ao marido.
E digo isto para proveito vosso; não para vos enlaçar, mas para o que é decente e conveniente, para vos unirdes ao Senhor sem distração alguma.(1 Coríntios 7.32-35)


Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.(Mateus 6.33)    
Concentre-se em buscar mais ao Senhor.  

Quando se é solteira, temos mais tempo para fazermos passeios com os amigos e familiares, temos mais tempo para os estudos e principalmente para Deus.

VALE A PENA ESPERAR!

A paz =)

Namoro Cristão parte 2- E onde meus pais ficam nessa história?

Muitos jovens namoram escondido hoje em dia. Antigamente, se um pai descobrisse que sua filha estava namorando escondido, ou ela recebia um bom castigo ou era obrigada a casar. Mas, como dizem, "tenho juízo, só não sei usar", é assim que elas fazem.
  Além de você estar traindo a confiança dos seus pais ou responsáveis, está desobedeçendo a Deus, pois Ele disse:

"Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o SENHOR teu Deus te dá."(Êxodo 20.12)


Quando o relacionamento tem o concentimento da família, há mais compromisso e respeito. Além de que, se algo de errado acontecer, ela vai estar ao seu lado, mas se você esconder o namoro, se aqo de ruim acontecer você será a culpada na história toda. Namore só com o consentimento dos seus pais.

E se meus pais não aceitarem meu namoro?

Bem, seus pais te amam de verdade, e eles sabem quando é a hora certa de você namorar, pois eles acompanham seu amadurecimento pisicológico. Mas, se eles sabem que você pode namorar, mas não deixarem, converse com eles, com certeza eles tem algum motivo para não deixarem isso acontecer.


"Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa;"-Efésios 6:2

Namoro cristão Parte 1- A idade certa

 A paz meninas!


Há muito tempo eu venho lendo sobre namoro cristão, e hoje eu resolvi começar a postar sobre isso. Porque esperar? Testes funcionam? E onde ficam meus pais nessa história?



                    Parte 1: A idade certa
                     
Porque esperar tanto?
  Enquanto nós somos crianças, sempre nos "apaixonamos" por algum amiguinho da escola ou do caminho de casa. Mas, quando nós crescemos tanto de mente quanto de corpo, podemos amar, nos apaixonarmos.... mas, existe um PORÉM.
  Porém, nós crescemos sim, mas não amadurecemos totalmente.
 Eis o significado de maturidade:
O DICIONÁRIO DIZ:

Estado das pessoas ou das coisas que atingiram completo desenvolvimento. / Período de vida compreendido entre a juventude e a velhice.

 

  Entenderam? Nós dependemos de muita maturidade para namorar, ou seja, ter um relacionamento sério, sim, um relacionamento sério. O namoro é um treinamento para o casamento. É um teste para saber se aquela pessoa é certa pra gente. 

Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu (Eclesiastes 3.1)Não queira apressar o tempo. Tudo tem seu tempo determinado por Deus. É como o ditado: "quem tem pressa come cru." e " a pressa é inimiga da perfeição."

Não namore escondido! Mentira tem perna curta! Se você esconde o seu namoro de seus pais ou responsáveis, vai chegar uma hora que eles vão descobrir, e a situação vai ficar feia para você. Lembram quando eu falei da coisa certa na hora certa? Pois é. Você quer a coisa errada na hora errada? Acredito que não. 
"Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira."(João 8.44
  Não deixe o namoro atrapalhar seus estudos nem suas relações com a família e amigos. O estudo é essencial para o seu futuro, pois ninguém vive somente de amor. A família também não pode ser deixada para trás, você tem que continuar vivendo em união e amor com seus pais e parentes. Os amigos, também tem que continuar recebendo seu amor, carinho e atenção, se o amor é para a vida toda, os amigos também devem ser, pois a amizade também é uma relação de amor.
Não deixe o seu namoro atrapalhar o seu relacionamento com Deus.
Continue orando, lendo a bíblia, indo para a igreja, buscando a Deus. Ele vai te ajudar a como se comportar duranet o namoro, pode ter certeza. Seu namoro com alguém pode até acabar um dia, mas o seu relacionamento com Deus não pode acabar nunca.

Bem, essa foi a primeira parte do nosso estudo  Namoro cristão. Já já vem a proxima hein? Bjs!!!

A rejeição faz parte


bem-aventurados sois vós quando vos injuriarem, e perseguirem, e, mentindo, disserem todo o mal contra vós, por minha causa.
Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós. Mateus 5.11-12

Todas já passamos por situações de rejeição. Jesus também já passou por isso quando os gentios alcançariam as bênçãos que Israel desprezara. Arrastaram-no para o cume de um monte para jogá-lo, mas Jesus se livrou deles. Você também vai se livrar com a graça de Deus, não desanime! Adolescentes Vencedores.