11 de março de 2010

Versículo do Dia


 

Versículo do Dia


Sujeitai-vos, pois, a Deus; mas resisti ao diabo, e ele fugirá de vós. 
(Tiago 4:7)

VENCENDO AS TENTAÇÕES
1. CHEGA DE DESÂNIMO !

Nosso inimigo (Satanás) é tão esperto, que usa a "propaganda" de que "a tentação é muito forte ...", ou então aquela conversa de que "ninguém consegue resistir mesmo ...", só para que DESANIMEMOS e não coloquemos muita resistência à pressão que ele exerce, para nos fazer cair em pecado.

Muitos jovens já desistiram de resistir às tentações, alegando que "a carne é fraca", usando apenas parte da frase dita por Jesus, em Mt. 26:41: "Vigiai e orai para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade está pronto, mas a carne é fraca".
Deus entretanto, deixou ordens claras para que resistamos, pois somos "mais que vencedores", quando vivemos por meio de Cristo, o Senhor :

. Rm 8 : 37-39: "Em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores por meio Daquele que nos amou. Porque eu estou bem certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as coisas do presente, nem do porvir, nem os poderes, nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura poderá separar-nos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor".
. I Pe 5:8, 9a: "Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar; RESISTI-LHE FIRMES NA FÉ ..."

2. ESTRATÉGIAS DIABÓLICAS

Stephen Arterburn, em seu livro "Sete chaves para a Renovação Espiritual" (Ed. Mundo Cristão), diz :

"Satanás usa repentinamente três estratégias básicas. Embora as adapte para cada tipo de pessoa e de situação, não as tem atualizado muito desde seu encontro com Eva, no jardim do Éden. Primeiro, ele nos induz a DUVIDAR DE DEUS. Depois, sugere que TESTEMOS A DEUS. Finalmente, insinua que ELE PRÓPRIO, E NÃO DEUS, PODE NOS DAR AQUILO QUE NECESSITAMOS. 

Satanás tem usado essas táticas com tanta freqüência e por tanto tempo, que agora deveríamos rir quando tenta usá-las conosco. Infelizmente, porém, ao que parece, é Satanás quem está rindo mais. Ele continua nos enganando, porque preferimos acreditar nas descrições sensacionalistas que se fazem dele, como um monstro repulsivo, malcheiroso e que cospe fogo, a acreditar que seja a criatura bela descrita na Bíblia". 

Este autor nos leva a refletir em três estratégias do nosso inimigo:
O DIABO NOS LEVA A DUVIDAR DE DEUS

Ele agiu assim com Eva e depois com Jesus, ao tentá-lo no deserto. 
· Gn 3:1: "É assim que Deus disse: Não comereis de toda a árvore do jardim?" (insinuando que Deus estava sendo egoísta, levando Eva a duvidar de Sua bondade).
· Mt 4:3 : "Se és filho de Deus, manda que estas pedras se transformem em pães" (aproveitando-se da fragilidade Cristo, que estava há 40 dias em jejum, Satanás insinua que é inaceitável a alguém que diz ser o filho de Deus, passar por uma situação humilhante como aquela).
. O DIABO NOS LEVA A TESTAR A DEUS
Depois de semear a dúvida, Satanás induz a desobedecer ao Senhor, "só para que Ele prove que é mesmo Deus".
· Gn 3:4: "É certo que não morrereis" (contradizendo as orientações do Senhor e sugerindo que Deus estivesse escondendo algo de bom deles).
· Mt 4:6 : "Se és filho de Deus, atira-te abaixo, porque está escrito: Aos seus anjos ordenará a teu respeito; e: Eles te susterão nas suas mãos, para não tropeçares nalguma pedra" (o objetivo é "forçar" Deus a fazer um milagre, para provar que é mesmo Deus. Como Criador, Ele não tem que ser forçado a fazer absolutamente nada).
O DIABO NOS LEVA A PENSAR QUE ELE (E NÃO DEUS) PODE DAR O QUE NECESSITAMOS

Satanás enganou a Eva, fazendo-a crer que ele tinha a solução, para que o primeiro casal tivesse "todo o conhecimento", que (segundo o diabo) Deus queria esconder deles. A solução sugerida por Satanás foi : DESOBEDEÇA A DEUS ! No caso da tentação de Jesus, no deserto, o diabo foi mais direto - quis fazer Cristo ADORAR A SATANÁS (veja se é possível !!!). 

· Gn 3:5: "Deus sabe que no dia em que dele comeres se vos abrirão os olhos, e como Deus, sereis conhecedores do bem e do mal".

· Mt 4:9 : "Tudo isto te darei se prostrado me adorares" (o diabo disse isto, quando levou Jesus ao alto de uma montanha e mostrou de lá, os reinos do mundo).
 Assim sendo, precisamos ficar espertos ! O diabo quer nos enganar, para que nos afastemos do Senhor e de tudo que diz respeito ao Reino de Deus !

3. COMO PODEREMOS VENCER AS TENTAÇÕES ?

Vejamos o que a Bíblia diz a respeito :

Mt 26 : 41 : "Vigiai e orai para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade está pronto, mas a carne é fraca".


a) VIGIAR : no dicionário quer dizer - "observar atentamente, ficar atento, estar de sentinela, precaver-se". 
É a situação do sentinela em uma guerra: ao avistar o inimigo com maior força e potência, ele não o enfrenta, mas foge para avisar seus amigos.
 

EXEMPLO POSITIVO : JOSÉ 

· Gn 39 : 7-12 : Aconteceu, depois destas coisas, que a mulher de seu senhor pôs os olhos em José e lhe disse : Deita-te comigo. Ele porém, recusou e disse à mulher do seu senhor: Tem-me por mordomo o meu senhor e não sabe do que há em casa, pois tudo o que tem me passou ele às minhas mãos. Ele não é maior do que eu nesta casa e nenhuma coisa me vedou, senão a ti, porque és sua mulher; como pois, cometeria eu tamanha maldade e pecaria contra Deus? Falando ela a José todos os dias, e não lhe dando ele ouvidos, para se deitar com ela e estar com ela, sucedeu que certo dia, veio ele a casa, para atender aos negócios; e ninguém dos de casa se achava presente. Então ela o pegou pelas vestes e lhe disse: Deita-te comigo; ele porém, deixando as vestes nas mãos dela, saiu, fugindo para fora".


José sofreu "assédio sexual", durante vários dias e não cedeu (vigiou!). Foi difamado por isto, sofreu um bocado (indo até parar na prisão), mas Deus o honrou e recompensou, colocando-o (após alguns anos) como o homem mais importante de todo o Egito, depois do Faraó (Gn 41:39-41).

EXEMPLO NEGATIVO : DAVI COM BATE-SEBA 


II Sm 11: 2-5 : "Uma tarde, levantou-se Davi do seu leito e andava passeando no terraço da casa real; daí viu uma mulher que estava tomando banho; era ela mui formosa. Davi mandou perguntar quem era. Disseram-lhe: É Bate-Seba, filha de Eliã e mulher de Urias, o heteu. Então enviou Davi mensageiros que a trouxessem; ela veio e ele se deitou com ela. Tendo-se ela purificado da sua imundícia, voltou para sua casa. A mulher concebeu e mandou dizer a Davi: estou grávida". 


Davi "bobeou" (não vigiou), acordando tarde, quando deveria estar trabalhando; olhando para a mulher que não deveria estar olhando; escondendo um pecado que deveria ter confessado. Não deu outra : as conseqüências do seu erro, o acompanharam por muitos anos ! (II Sm 12: 9-14).

. PAULO NOS EXORTA A FUGIRMOS DAS TENTAÇÕES

I Co 6:18 : "Fujam da imoralidade! Qualquer outro pecado que uma pessoa cometer não afeta o corpo, mas a pessoa que comete imoralidade, peca contra seu próprio corpo". 

II Tm 2:22 : "Fuja das paixões da mocidade e siga a justiça, a fé, o amor e a paz, junto com os que com um coração puro buscam a ajuda do Senhor". 

MARTINHO LUTERO DISSE: 

"Não posso impedir que os pássaros voem sobre minha cabeça, mas posso impedir que eles façam ninho nela". 


. Ser tentado não é pecado. O pecado está em aceitar que a tentação faça "ninho em nossa cabeça" (Tg 1:14-15: "Mas uma pessoa é tentada quando é atraída e enganada pelos seus próprios maus desejos. Então esses desejos fazem nascer o pecado, e o pecado, quando já está maduro, produz a morte").

Este é o segundo conselho que Jesus nos dá na passagem. É bom lembrar que Jesus, sendo o próprio Filho de Deus, nunca dispensou os momentos de oração. Cristo ansiava pelo tempo a sós com o Pai, e recomendava a prática da oração a seus discípulos. 

Por toda a Bíblia, somos ensinados em princípios absolutamente claros, de que a oração leva nosso clamor a Deus, e nos torna mais dependentes do Senhor, para resistirmos às tentações.

· Mt 6: 7-13 : "Nas suas orações, não fiquem repetindo o que já disseram, como fazem os pagãos. Eles pensam que Deus os ouvirá porque fazem orações compridas. Não seja como eles, pois o Pai já sabe o que vocês precisam, antes de pedirem. Portanto, orem assim : Pai nosso que estás no céu, que todos reconheçam que o teu nome é santo. Venha o teu Reino. Que a tua vontade seja feita aqui na terra como é feita no céu. Dá-nos hoje o alimento que precisamos. Perdoa as nossas ofensas como também nós perdoamos os que nos ofenderam. E NÃO NOS DEIXES CAIR EM TENTAÇÃO, MAS LIVRA-NOS DO MAL (...)".

· Cl 4:2 : "Perseverai nas orações, vigiando com ações de graças".

b) ORAR

· I Ts 5: 17-18 : "Orai sem cessar. Em tudo daí graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco".

· Tg 5:13 a : "Está alguém entre vós sofrendo ? Faça oração".

· Fp 4:6-7 : "Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém sejam conhecidas as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graça. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus"

c) NÃO CONFIAR NA CARNE

Em I Co 10:12, Paulo diz: "Aquele que PENSA estar em pé, veja que não caia". Quem se acha maduro o suficiente, para não entrar em tentação, já é um sério candidato à queda. Não podemos facilitar. 

Em Tg 4:7 - "Sujeitai-vos portanto a Deus; mas resisti ao diabo e ele fugirá de vós", Tiago diz que precisamos resistir, pois com a ajuda do Senhor, o diabo foge de nós. 

O Espírito Santo, que em nós habita, fortalece-nos para que não venhamos a dar lugar à carne (Rm 8: 5-7,11; Rm 13:14). Precisamos vigiar, orar e fugir do pecado (quando necessário), PORQUE A CARNE É FRACA !

d) OCUPAR A MENTE COM O QUE É BOM

Em Fp 4:8-9, Paulo nos dá uma lista de boas coisas, para que tenhamos com o que ocupar a mente : "Portanto meus irmãos, encham suas mentes com tudo o que é bom e merece elogios : o que é verdadeiro, digno, justo, puro, agradável e honesto. Ponham em prática o que vocês receberam e aprenderam de mim, tanto as minhas palavras como as minhas ações. E o Deus que nos dá a paz estará com vocês". 

Precisamos policiar o que vai entrar em nossa vida, para gastarmos nosso tempo com o que realmente vale a pena. Leia principalmente a Bíblia, mas também bons livros, de preferência cristãos. Ocupe seu tempo com atividades criativas e interessantes como : esportes, bons filmes, fazer algum curso, ajude a alguém, etc .

Tenha coragem de ir contra a maioria. Nem tudo que a maioria diz e pensa é correto, do ponto de vista de Deus. Ainda existem pessoas fiéis aos padrões bíblicos, como nos diz I Pe 5 : 9 - "Resisti ao diabo, firmes na fé, certos de que sofrimentos iguais aos vossos estão se cumprindo na vossa irmandade espalhada no mundo". Decida lutar, mesmo sabendo que não vai ser fácil. Lembre-se no entanto que teremos a ajuda e a força do próprio Deus.



0 comentários:

Postar um comentário