Versículo do Dia
“A intimidade do Senhor é para os que O temem...”
(Salmo 25:14)
INTIMIDADE COM DEUS
Muitos de nós nos dizemos íntimos de Deus... mas será que sabemos o que é intimidade? Ou, qual o grau de intimidade que o Pai tem buscado de nós?
Você quer conhecer os planos de Deus pra sua vida?
Logo em suas primeiras páginas a Bíblia já nos mostra uma história de intimidade, em Gênesis 3:08 (“E, ouvindo a voz do Senhor Deus, que passeava no jardim à tardinha, ...”). Podemos observar ao lermos este capítulo, que já era costume do Senhor passear na terra na virada do dia, ou seja, desde a fundação do mundo, Deus já buscava intimidade com o homem.
Deus sempre buscou ter intimidade com o homem, ele sempre procurou estar o mais próximo possível, Ele sempre quis falar com o homem face a face... porém o pecado separava o homem de Deus.
Quando Deus criou o homem, eles se falavam todos os dias, mas com a queda do homem, Deus não podia mais se aproximar muito, porque o pecado fazia uma barreira entre eles. Deus só falava face a face com apenas um homem dentre todo o povo, o Sacerdote.
Pensando em ter mais intimidade com todos os seres humanos, ele enviou Jesus, para pagar o preço pelos nossos pecados, assim quando quisessem se achegar ao trono dEle, precisariam apenas se lavar no sangue de seu filho. A falta de intimidade com o homem lhe doía tanto, que seu filho veio morrer pelos pecados do mundo, para que Deus pudesse novamente ter intimidade com todos os homens da terra, como no princípio tinha com Adão.
Mas qual é nossa parte nisso tudo?
Sabemos que intimidade é algo que depende das duas partes... não basta somente Deus buscar ser íntimo do homem, o homem também tem que buscar intimidade com Deus... Mas, COMO TER ESSA INTIMIDADE ?
Quando conhecemos uma pessoa, já no primeiro dia não contamos a ela toda a nossa vida, todos os nossos sonhos ou os nossos segredos mais profundos. Por quê? Porque ainda não somos íntimos com esta pessoa, mas se passar algum tempo, se todos os dias nós conversarmos um pouco e formos nos conhecendo mais e mais, chegará uma hora em que teremos confiança um no outro para lhe contar tudo o que se passa em nosso interior... podemos então afirmar que intimidade, vem com convivência. Nós não podemos ser íntimos de uma pessoa com a qual conversamos raramente e sempre temos uma conversa apenas superficial.
Com Deus funciona da mesma forma: como podemos dizer que somos íntimos de Deus se mal falamos com Ele diariamente, quando falamos são coisas superficiais... ou seja, aquelas orações diárias de todo crente, que ora ao acordar, na hora das refeições e na hora de dormir, não fazem dele uma pessoa íntima de Deus, pois com um amigo íntimo passamos horas contando tudo que se passa dentro de nós e ouvindo o que se passa no coração dele.
É exatamente isto que Deus tem buscado do homem, intimidade... Ele quer que passemos um tempo diário com Ele, como Adão passava antes de sua queda, Ele quer contemos a Ele os nossos desejos, sonhos e segredos mais profundos. Mas será que Ele já não sabe disso tudo? Você pode estar se perguntado, sim, Ele sabe, mas Ele tem prazer em nos ouvir e falar conosco, porque da mesma forma que quer ouvir os nossos segredos, Ele quer ter a oportunidade de compartilhar conosco os sonhos, os planos e os desejos mais profundos do coração dEle.
Você quer conhecer os planos de Deus pra sua vida? Então seja íntimo dEle...
Segue abaixo alguns conselhos e reflexões com relação a intimidade com Deus:
- Cuidado com o sucesso, ele pode te afastar da intimidade.
- O ativismo exagerado priva o adorador da vida de comunhão.
- Deus não quer um grupo de atores, e sim verdadeiros adoradores.
- Ame ao Senhor, mais do que ama o seu talento, a auto disciplina ajuda.
- Alguns estão indiferentes ao chamado de Deus, é preciso renúncia.
- Adoração é uma poderosa expressão de amor.
- As pessoas enfatizam as bênçãos do Senhor e negligenciam um relacionamento com Ele.
- Porque quem seu coração pulsa?
- Você busca o que você dá valor?
- A intimidade com o Senhor não é algo que se publica, mas que se vive e que se expressa.
Conclusão: A conseqüência da intimidade com Deus é simplesmente ter uma vida abençoada e abundante. Tem que haver neste relacionamento: Confiança, sintonia, liberdade, ligação e afinidade. A intimidade com Deus gera compromisso de santidade, edificação e comunhão: “Eis que estou a porta e bato, se alguém abrir a porta entrarei em sua casa e cearei (comunhão) com ele, e ele, comigo” (Ap 3:20). Almoçar na casa de alguém faz lembrar um tempo de compartilhamento e integração, pois é nestas oportunidades que abrimos o coração uns para os outros, e revelamos o profundo dos nosso segredos. O Senhor quer estreitar conosco uma íntima comunhão, para nos revelar os seus segredos. “Certamente, o SENHOR Deus não fará coisa alguma, sem primeiro revelar o seu segredo aos seus servos, os profetas” (Amós 3:7). Receba deste ensino o que o Espírito Santo deseja comunicar a você amado irmão(ã).
“Tu me farás ver os caminhos da vida; na tua presença há plenitude de alegria, na tua destra há delícias perpetuamente”
(Salmo 16:11)
0 comentários:
Postar um comentário