15 de abril de 2010

“Confiança é algo que se conquista”


"Confiança é algo que se conquista"

A frase é um chavão popular, mas que não reflete a verdade do Deus da criação.

“Eis que Deus é a minha salvação; nele confiarei, e não temerei, porque o Senhor Deus é a minha força e o meu cântico, e se tornou a minha salvação.” Isaias 12:2
Confiança é algo que a gente entrega. E só acerta quando entrega a Deus. É também certo que a nossa confiança precisa ser edificada, mas edificada por Deus, por meio do seu Santo Espírito, para que possa ser depositada nEle.
“De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam.” Hebreus 11:6. Há muitos ensinamentos neste versículo, mas já que o assunto é confiança, e confiança é fé, quero contar uma história.
Dizem que é um sonho que alguém teve e que foi contado, e contado, e contado. O que interessa no entanto é a essência, a mensagem… então vamos à história:
Um homem encontrava-se só numa sala ampla e clara, parecia até que não havia paredes, piso ou teto, mas havia uma porta; o homem sentiu-se atraído pela única visão de que dispunha; caminhou até a porta e como se o próprio Deus o ordenasse ele abriu-a; deparou-se com uma visão ainda mais insólita: uma imensidão negra com pedras espalhadas, um tanto distantes umas das outras, pelo que parecia ser o chão; uma nova manifestação do Espírito Santo agora orientava o homem a saltar de pedra em pedra; com medo e depois de ter hesitado muito ele enfim obedeceu e começou sua jornada, até aquele momento, incerta; de pedra em pedra ele ia sentindo mais força, mais confiança, como se estivesse seguindo a direção certa, mesmo só enxergando pedras à frente. Seguia tranquilo porque aprendera a confiar que aquelas pedras eram realmente firmes; até se deparar com mais uma porta; não teve dúvida alguma, logo a abriu. Com olhos arregalados ele custou a acreditar no que via: absolutamente nada além de uma escuridão insondável! Começou a pensar que em algum momento escolheu o caminho errado… olhou pra trás como se quisesse refazer o trajeto pra ver “onde ele havia se perdido”, afinal Deus não o conduziria para uma situação como aquela! Ouvindo a voz suave do Santo Espírito de Deus ele quase entrou em colapso: “siga em frente e salte.” Não podia ser! Não era compreensível! Então clamou ao Senhor: “Pai, como podes me conduzir para além desta porta?!? Não há sequer uma pedra para que eu me apoie!” Longanimidade é um dos atributos de Deus, que respondeu amorosamente: “Assim que você saltar eu colocarei uma pedra embaixo dos seus pés.”
A Palavra de Deus nos ensina: “não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou o teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a minha destra fiel.” Isaias 41:10
Quando a gente está na direção de Deus, ou seja, quando a gente O obedece, não há o que temer porque a obediência é o mais claro reflexo da confiança. E mesmo quando a gente não enxerga nem mesmo uma pedra pra se apoiar é porque Deus quer que a gente se apoie nEle, no poder do Seu amor, em Cristo Jesus.
A história daqueles que crêem em Jesus já foi escrita. E se o caminho é feito de espinhos, pedras ou a ausência delas; se os crentes são levados por vales de morte, pastos verdejantes, águas tranquilas ou tempestades… não é o que realmente importa, porque eles, os que crêem em Jesus, confiam na verdade que a bíblia revela: “Bondade e misericórdia certamente me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na Casa do Senhor para todo o sempre.” Salmos 23:6

0 comentários:

Postar um comentário