15 de abril de 2010

O grande construtor

O grande construtor


Se você fosse um engenheiro com a encomenda de uma casa, por onde você começaria?

“Pelo alicerce!” você pode ter pensado sabiamente. Mas não seria nada incomum querer iniciar escolhendo as peças de acabamento, as cores da fachada, as plantas do jardim… afinal é o que fica aparente e que via de regra dá valor à uma casa - numa avaliação superficial, naturalmente. Já, quanto ao alicerce, veja o que Jesus ensina:
“Qualquer que vem a mim e ouve as minhas palavras, e as observa, eu vos mostrarei a quem é semelhante: É semelhante ao homem que edificou uma casa, e cavou, e abriu bem fundo, e pôs os alicerces sobre a rocha; e, vindo a enchente, bateu com ímpeto a corrente naquela casa, e não a pôde abalar, porque estava fundada sobre a rocha.” Lucas 6:47,48
Mas, sendo cristãos, por que vacilamos? E por que por vezes caímos? Certamente porque inúmeras vezes damos importância ao que de fato não tem valor, ao que não passa de vaidade. Isso é comum embora muitos de nós não tenhamos coragem para admitir. Ainda mais comum é nos faltar discernimento pra isso.
Tenho aprendido e quero dizer que tudo o que nos falta realmente somente pode ser completado pelo próprio Deus que nos criou e que, exatamente por isso, nos conhece como ninguém! (Mateus 7:7-11)
E continuando a parábola de Jesus no versículo 49 do capítulo 6 de Lucas: “Mas o que ouve e não pratica é semelhante ao homem que edificou uma casa sobre terra, sem alicerces, na qual bateu com ímpeto a corrente, e logo caiu; e foi grande a ruína daquela casa.”
A palavra de Deus diz: “Porque ninguém pode lançar outro fundamento, além do que foi posto, o qual é Jesus Cristo.” 1 Coríntios 3:11
Quando damos lugar ao orgulho, que é o oposto de humildade, negamos a direção dada gratuitamente pelo Espírito Santo. Começa então um processo cujo final é claro na palavra:
“Há caminho que ao homem parece direito, mas o seu fim são caminhos de morte.” Provérbios 14:12 e “A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito precede a queda.” Provérbios 16:18.
Na verdade não deveríamos brincar de engenheiros quando a casa em questão representa a nossa própria vida. Temos ao nosso favor o Grande Construtor! O Deus criador que nos edifica sobre o alicerce inabalável da palavra, tendo por base um projeto perfeito, elaborado com base no amor. “Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?” 1 Coríntios 6:19.
O homem que confia no homem corre atrás do vento, é tolo, louco, maldito… Mas, uma vez que entendemos e nos esforçamos paraobedecer os princípios dos ensinamentos bíblicos, eliminamos os riscos de ver trincar as paredes da “casa”, independentemente de sua aparência.
Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo é a principal pedra da esquina; no qual todo o edifício, bem ajustado, cresce para templo santo no Senhor.” Efésios 2:20,21
Para alívio e consolação de quem é crente no Senhor Jesus não há a menor necessidade de investir tempo projetando “a casa”, porque o plano está pronto! Diz a palavra que “Muitos propósitos há no coração do homem, porém o conselho do Senhor permanecerá.” Provérbios 19:21
“Rocha não há, nenhuma, como o nosso Deus.” 1 Samuel 2:2c

0 comentários:

Postar um comentário