8 de março de 2010

O Homem, a Tentação e o Pecado


O Homem, a Tentação e o Pecado


“Mas as pessoas são tentadas quando são atraídas e enganadas pelos seus próprios maus desejos. Então esses desejos fazem com que o pecado nasça...”.
(Tiago 1.14,15)


Os versículos bíblicos acima descrevem exatamente a forma que o pecado é gerado na natureza humana. A tentação é um “desejo errado” de nosso corpo que dependendo de nossa reação pode vir a se tornar um pecado. O pecado apenas é imputado quando a tentação deixa de ser um “desejo corrompido” e torna-se, por fim, uma ação consciente. A natureza do homem tornou-se corrompida no momento em que este passou a ignorar e contrariar a vontade de Deus.

Existe um processo que envolve a consumação do pecado na natureza humana: a tentação, que é o desejo maligno que surge na mente humana; e o pecado, que é a concretização do desejo através do corpo. A tentação é o início do processo que pode envolver uma cadeia em série em direção ao ato pecaminoso. A tentação é gerada na mente, mas é somente no corpo que o pecado é realmente consumado. Por isso devemos ter cuidado com a aparência enganosa das coisas deste mundo.

O pecado é traiçoeiro porque por um breve momento nos traz algum prazer, mas suas conseqüências são graves. A prática do pecado paulatinamente leva a uma vida infeliz e vazia. A tentação vem de nossos maus desejos interiores, e não de Deus. A Bíblia revela: 
“Ninguém, sendo tentado, diga: De Deus sou tentado; porque Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta” (Tiago 1.13). Quando o homem é tentado, jamais poderá colocar a culpa em Deus, pois Deus é luz e não tem nenhum vínculo com as trevas (1 João 1.5). É fácil culpar a Deus ou alguém e dar desculpas por pensamentos maus e ações moralmente erradas.

A tentação começa com um pensamento corrompido e torna-se pecado quando nos demoramos nesse pensamento e permitimos que ele se torne uma ação. Como uma bola de neve rolando montanha abaixo, o pecado cresce e torna-se cada vez mais destrutivo à medida que permitimos que ele prossiga. O melhor momento para deter uma tentação é antes que esta esteja demasiadamente forte, ou se mova rápido demais para ser controlada. Muitos de nossos desejos são corretos e naturais, como o sexo, mas Deus quer que eles sejam satisfeitos da forma correta, mediante ao compromisso estável do matrimônio (Gênesis 2.24; Mateus 19.5).

A origem do pecado: a desobediência à Palavra de Deus

O pecado nasceu de uma desobediência à vontade de Deus. Se voltarmos ao Éden, veremos como o pecado entrou na natureza humana. No princípio Deus havia alertado que Adão e sua mulher Eva não comessem do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal (Gênesis 2.17). Deus deixou claro que se o fruto fosse provado, traria sobre eles muitos males. Eva, sendo enganada por satanás, comeu do fruto e logo ofereceu a Adão que também caiu no engano maligno.

Foi assim que o mal encontrou lugar na vida do homem, com ele a morte passou a fazer parte da natureza humana, exatamente como Deus havia avisado. Tudo isso poderia ser evitado se Adão e Eva tivessem crido na Palavra de Deus, obedecendo-O. Quando Adão provou do fruto diabólico, foi contaminado pelo mal, que passou a trazer uma série de sofrimentos. Por isso que se dermos ouvidos à voz de Deus e obedecermos a Sua vontade, seremos poupados de muitas desgraças. Devemos ter uma fé ativa, obedecendo a Deus com coragem a fazendo o que sabemos ser correto.

A forma de vencer a tentação e o pecado

A natureza humana, justamente por ser pecadora, de alguma forma tenta justificar seus maus pensamentos e ações. As pessoas costumam usar desculpas como: (1) não pude evitar; (2) todos estão fazendo isso; (3) ninguém é perfeito; (4) a culpa é do diabo; ou (5) eu não sabia que era errado. Uma pessoa que tenta usar desculpas semelhantes está apenas tentando calar sua consciência. Mas isto não isenta a sua culpa diante de Deus. O verdadeiro cristão, por outro lado, aceita a responsabilidade por seus erros, confessa-os e pede perdão a Deus. Assim Deus dará graça para que ele não cometa o mesmo erro novamente.

As tentações sobrevêm a todos, não há exceções. Porém é possível vencê-las pelo poder de Deus através do Espírito Santo, que o cristão recebe após a conversão. Através do Espírito Santo, o próprio Deus nos ajudará a resistir as tentações. Para isto devemos orar sempre. Jesus disse: 
“Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca” (Mateus 26.41). Jesus conhecia a natureza humana como ninguém, por isso nos alertou que sem oração jamais seriamos capazes de vencer a nossa natureza corrompida.

Em uma cultura repleta de depravação moral e pressões que induzem inevitavelmente ao pecado, a Bíblia nos adverte em relação à tentação (1 Coríntios 10.13). A Bíblia revela: 
“Foge também das paixões da mocidade; e segue a justiça, a fé, o amor, e a paz com os que, com um coração puro, invocam o Senhor” (2 Timóteo 2.22). Como podemos ver, as paixões de nosso corpo, principalmente na fase da juventude, nos levam quase sempre a tentação e ao pecado. Afastar-se de uma situação tentadora é o primeiro passo a caminho da vitória. Fugir pode ser considerado covardia, mas afastar-se das situações tentadoras é a atitude mais corajosa a ser tomada.

Na batalha espiritual que travamos contra as forcas do mal, saber quando fugir é tão importante quanto saber quando e como lutar. Mas quando for a hora certa de lutar ao invés de fugir, devemos usar as armas que Deus nos oferece. Uma arma bastante eficaz é a Palavra de Deus (Bíblia). Quando Jesus estava sendo tentado no deserto por satanás, Ele citou as Escrituras dizendo: 
“Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás” (Mateus 4.10). Jesus usou um versículo bíblico que está escrito em Deuteronômio 6.13.

Assim como Jesus, o cristão também pode e deve usar as Escrituras diante das situações tentadoras. Afinal, o que mais pode significar ser cristão senão imitar a Cristo? A Bíblia revela: 
“Aquele que diz que está nele, também deve andar como ele andou” (1 João 2.6). Ao ler a Palavra de Deus o Espírito Santo escreve os ensinamentos divinos em nossos corações, assim sermos sábios e tomaremos a decisão certa diante das tentações e dilemas da vida. A única forma de vencer as forças do mal é resistir a elas e submeter-se à vontade de Deus.

“Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós”
(Tiago 4.7)


0 comentários:

Postar um comentário