8 de março de 2010

Sabedoria

Sabedoria das Lagartixas




“Há quatro coisas na terra que são pequenas, mas extremamente sábias... e as lagartixas, que qualquer um pode pegar com a mão, mas podem ser encontradas até nos palácios”. Provérbios 30.24 e 28

Dos quatro amimais a lagartixa foi de longe, o exemplo mais difícil de se entender e explicar. É um bixinho que nem se defende, não tem nenhum esquema de auto-defesa perigoso, não tem espinhos, nem veneno, nem força para reagir, nem muita velocidade para fugir. No máximo, elas largam um pedaço da calda para fugir dos perigos. Chega a ser hilário, não é?


O Texto afirma: “qualquer um pode pegar com a mão”. Mas este bichinho pequenino pode ser encontrado nas piores e nas melhores casas e você gostando ou não delas, uma coisa é fato – não conseguimos mantê-la fora. Como se não bastasse, sabemos que se alimentam de insetos como os pernilongos e mosquitos, o que significa que estes estão nestas casas também. Lugar nenhum é seguro o bastante para elas não poderem entrar. Isso me ensina uma lição muito importante: “não precisamos de grandes poderes para termos grandes resultados”.

Eu fico tonto vendo pessoas que não se contentam com o que Deus lhe deu e querem mais, sempre mais. Imitam outros por inveja, querem competir por vaidade, querem a qualquer custo que todos vejam que é melhor (mesmo que não seja), querem coisas que não precisam, tem aqueles ainda que querem sinais e milagres, querem algo para ver, principalmente se for algo “novo”, querem revelações e profecias, o foco fica no “EU” e não em DEUS. Só não querem uma coisa, aquilo que Deus quer. 

Todos nós temos uma capacidade que muitas vezes não usamos, porém mais cedo ou mais tarde pode aparecer. Assim como as lagartixas, não temos força ou velocidade como os maiores, mas podemos penetrar nos lugares mais secretos, se Deus nos levar através do Espírito Santo. Nós podemos ser instrumentos de Deus na vida das pessoas e isso ao meu modo de ver, já é um milagre e tanto. É um privilégio ser usado por Deus. 

Amados, sejamos sábios com o que Deus nos deu e talvez (eu disse talvez) Ele nos dê algo a mais. Porque toda boa dádiva e dom perfeito vêm Dele e com certeza nos deixará equipados de acordo com o que Ele acha suficiente e necessário para atingirmos o propósito Dele. É fato consumado de que não precisamos de “super-poderes”, precisamos sim do caráter que cristo aprova e de uma vida de intimidade com o Senhor. E tal como as lagartixas estaremos sendo vistos nos lugares menos esperados, conquistando simpatias e sendo relevantes. Seja em palácios e castelos ou em barracos caindo aos pedaços. Não importa! Em todos os lugares há vidas para abençoar e este é o propósito de termos sido resgatados por Cristo – Anunciar o Teu Evangelho para honra e glória do nome Santo de Jesus.

Oração
“Pai, eu não estar preso por minhas limitações pessoais, quero ser Teu instrumento e a Teu critério desejo ser relevante, quebra minha vida, molda e usa. Em nome de Jesus. Amém!” 


Sabedoria dos Gafanhotos



“Há quatro coisas na terra que são pequenas, mas extremamente sábias... Os gafanhotos, que não tem rei, mas avançam em bandos”. Provérbios 30.24 e 27

A formiga é um exemplo de grupo organizado, mas elas têm hierarquia. Já os gafanhotos – pelo menos ao que sabia nos dias de Salomão, quando este texto deve ter sido escrito – nem rei têm, portanto são desprovidos de hierarquia. O povo daquela época conhecia os gafanhotos de perto, como ameaça destruidora e fatal para suas plantações, porque eles chegavam aos milhares ou milhões, em bandos e devastavam a plantação. Pequeno, fraco, sem grandes habilidades – mas unidos.


Olhando para este exemplo inspiro-me a dizer que: somo mais quando o “nós” age do que quando o “eu” age. Sempre podemos mais, aprendemos mais, sabemos mais, conseguimos mais, fazemos mais, agüentamos mais – nunca o “eu” supera o “nós”. E mesmo que para isso não haja alguém necessariamente investido de autoridade, dentro de uma hierarquia, como um rei. Porém em nosso caso, temos um Rei, Jesus Cristo é o nosso Rei. Somos Teu exercito e um exercito não é constituído de apenas um soldado, é constituído por tropas, batalhões de soldados.

Não se isole. Os gafanhotos jamais fazem isso, porque eles sabem que unidos são mais fortes e eficientes. Isso me faz lembrar de que a vida cristã não é apenas o culto aos domingos, nem as reuniões da igreja. Também não é apenas orar todos os dias e ler a Bíblia o tempo todo. Muito menos ser batizado ou membro de uma igreja. Essas coisas são ótimas e necessárias, no entanto a vida Cristã é ter nascido de novo, é não viver mais para o “eu”, é viver em comunhão com Deus e com os irmãos da igreja é viver em constante novidade de vida sendo dirigido pela vontade de Deus. 


Para quem entende e vive isso com firmeza, somar forças não é difícil, mas evidentemente exige um grau de comprometimento compatível. Podemos ser mais unidos do que os gafanhotos, até porque eles causam destruição e nós edificação, sem falar que temos o Espírito Santo e isso faz toda a diferença.

Queridos, que o “nós” esteja mais em evidencia do que o “eu”. Que “nós” sejamos no mínimo tão sábio quanto um gafanhoto. Juntemo-nos as nossas forças. Tenhamos o mesmo pensar, o mesmo objetivo o mesmo alvo. Ganhar vidas para Cristo. E aí, você está dentro?

Oração:
“Pai querido, quero ser parte importante do Teu projeto neste mundo, quero ser tolerante com as pessoas e ajudá-las a se fortalecerem e quero cooperar para que o Teu Reino cresça. Em nome de Jesus. Amém”




Sabedoria dos Coelhos



“Há quatro coisas na terra que são pequenas, mas extremamente sábias... Os coelhos, que também não são fortes, mas fazem suas casas nas pedras”. Provérbios 30.24 e 26

A formiga foi um bom exemplo de sabedoria, união em grupo e perseverança (v.25), estes coelhos são exemplo de prudência. Não são animais realmente poderosos (mata-se coelho com a mão de tão frágil), no entanto têm a prudência de se abrigar nas pedras sólidas – lugar seguro, pois estarão protegidos. 

Ser frágil não é necessariamente um defeito, até porque é uma das características que todos nós temos, uns mais outros menos, mas todos nós temos. Como seres humanos somos frágeis no aspecto psicológico, emocional e espiritual. Claro que de uma forma acaba atingindo a questão física, de saúde, motivacional, financeira etc. Se formos prudentes e sábios como os coelhos, nada disso será problema para termos uma vida bem-aventurada.


Temos o privilégio de nos abrigarmos na Rocha, na Pedra de esquina, na fortaleza. Se até os coelhos sabem que nas pedras é melhor lugar para se abrigarem e Deus os usa de exemplo de sabedoria, sigamos a recomendação do Pai e sejamos também prudentes e sábios. Vamos nos abrigar na Rocha. Jesus Cristo é a Rocha, o lugar seguro na hora da angústia, é a nossa fortaleza e nosso protetor. Ele tem nos proporcionado abrigo e cuidado de forma acima do que precisamos, sem falar que nem merecemos. 

Seja prudente e confie no Senhor Jesus para tomar conta de todas as coisas, que nem são suas, são dEle como a sua vida. Confie nEle para cuidar da sua saúde, do seu emprego, de suas emoções, confie nEle os teus planos e sonhos, metas e alvos – confie nEle e deixe com Ele. É o desafio de não se preocupar por estar abrigado na Rocha. Você deve agir com responsabilidade, mas confiar que Ele fará a parte dEle. Afinal de contas, se somos frágeis como os coelhos é a única alternativa segura. Melhor para nós, não é verdade? Até porque Ele merece mais confiança que as pedras. Você se abrigado em Jesus Cristo?

Oração
"Senhor, eu quero viver abrigado debaixo do Teu cuidado, do Teu poder e do Teu amor. Obrigado, pois sei que até aqui o Senhor cuidou de minha vida e de minha família e continuará cuidando, porque és Fie


Sabedoria das Formigas


“24 Há quatro coisas na terra que são pequenas, mas extremamente sábias; 25 as formigas são um povo sem força, mas no verão preparam seu alimento”. Provérbios 30.24-25


As formigas são professoras e tanto: aos nossos olhos, não são grandes, nem fortes, nem muito belas, nem criativas. Mas a verdade é que elas são fantásticas! Carregam pesos dezenas de vezes maiores que o seu próprio peso, andam centenas de metros sem derrubar uma carga. Tem as “formigas pote de mel” criam obreiras especiais, cuja única função é armazenar comida nos seus próprios corpos para o resto do grupo, ficando geralmente imóveis, com grandes abdomens cheios de comida (resíduos açucarados). No geral, elas nunca desistem nem se rebelam, pois são perseverantes e submissas, vivem e pensam sempre em comunidade... ufa!!!

Ao olhar para exemplos como este, que não é único (escreverei sobre outros), vemos que sempre podemos fazer mais do que fazemos. “Quem faz o mínimo não colhe resultados”. Temos de ir além, superar os limites. E na vida cristã não é diferente – apenas ser salvo é pouco, se pensarmos na real dimensão da missão que recebemos do nosso Deus, somos “embaixadores do Rei” (2Co 5.20), pensa? Somos representantes do Rei dos reis e nosso alvo é refletirmos a imagem de Jesus Cristo as pessoas.


Não estamos neste mundo para darmos o mínimo, mas para almejar e batalhar pelo máximo, o máximo por uma vida de santidade, o máximo por um caráter irrepreensível, o máximo pela perfeição, mesmo que não seja possível, a meta precisa ser muito acima do mínimo – Deus espera isso de nós, não necessariamente a quantidade, mas sim a qualidade e o esforço pessoal para atingirmos o nosso máximo, já ouviram a expressão: “O que vale é a intenção do coração”, pois bem, acredito que Deus olha isso. Gosto do pensamento do apóstolo Paulo, ele disse:

1 Coríntios 9.23 “Tudo faço por causa do evangelho, com o fim de me tornar cooperador com ele”.



Filipenses 3.12-14 “12 Não que eu o tenha já recebido ou tenha já obtido a perfeição; mas prossigo para conquistar aquilo para o que também fui conquistado por Cristo Jesus. 13 Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado; mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, 14 prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus”




Quando olhamos para as formigas fazendo cada uma a sua parte, nos inspiramos ainda para ver que a igreja local é um projeto mais que viável, porque eu (a formiguinha) posso sozinho muito pouco, isso eu sei! Mas sei que contribuo para o todo com meus esforços. Trata-se do o conceito de corpo, de unidade, de comunidade, de somar esforços. Ao aprender com as formigas a acumular comida no verão, sou ensinado a ser prudente, poupar, administrar meus bens, contribuir para a comunidade dar o melhor de si mesmo, mesmo sendo fraco, mesmo achando que não posso muito sozinho. As formigas podem ter uma vida que aparenta ser pobre ou medíocre para alguns, mas Deus as cita como exemplo de sabedoria, coisa que de mim não se diz.

Nosso desafio queridos, é o de: Mesmo sendo pequeninos como as formigas, sermos encontrados sábios diante de Deus. Dê o seu melhor, Jesus merece somente o melhor.

Oração:
“Pai eu quero ter a Tua sabedoria, quero ser sábio diante de Ti e diante dos homens quero ser exemplo de quem se dedica ao máximo, eu sei que não sou, mas peço-te, ensina-me Senhor, ensina-me a viver como tu queres que eu viva. Que eu seja como uma formiga, aparência fraca e pequena, porém sábia

Que o Nosso Deus, Senhor e Salvador Jesus Cristo continue a nos abençoar, porque até aqui ele tem cuidado de nós. Amém!

No amor em Cristo

0 comentários:

Postar um comentário